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TítuloEstudo de estruturas têxteis aplicadas em revestimento automóvel
Outro(s) título(s)Study of textile structures applied in automotive coverings
Autor(es)Silva, Pedro Manuel Costa Gomes da
Orientador(es)Rocha, A. M.
Palavras-chaveTêxteis técnicos
Acabamentos termorreguladores
Revestimento automóvel
Technical textiles
Thermoregulatory finishing
Automotive coverings
Data2019
Resumo(s)A necessidade de encontrar soluções de customização exigidas pelo utilizador, promove a procura incessante de novas matérias-primas, estruturas e acabamentos. Num setor automóvel que trabalha em ritmo acelerado, em constante mutação e inovação, é necessário que os vários setores industriais envolventes ofereçam novas soluções e em muitos dos casos inovem por antecipação. Os têxteis técnicos permitiram à indústria têxtil alargar os seus campos de atuação – é já comum a presença de substratos têxteis nos mais variados setores, desde a indústria automóvel, da construção, aeroespacial, proteção, medicina, entre outras. Os novos materiais de alto desempenho (supermateriais) e os materiais inteligentes (smart materials), entre outros – são fruto das ações constantes de I&D e permitiram a superação de desafios tecnológicos, até aqui não ultrapassáveis. A parceria entre a indústria têxtil e a automóvel, permite a criação de sinergias vantajosas para ambos os lados: a indústria automóvel procura materiais que cumpram os requisitos, tendo em atenção a constante necessidade de redução de peso; por seu lado a indústria têxtil pretende crescer em setores que absorvam materiais de alta tecnicidade, promovendo assim o crescimento do setor. Este trabalho enquadra-se nesse contexto, focado no estudo da influência dos acabamentos no desempenho final de uma estrutura de base têxtil composta por um tecido laminado com espuma, para aplicação em revestimento automóvel, tais como, bancos, liners, tejadilhos, entre outros. O estudo compreendeu a análise das propriedades térmicas, mecânicas, de permeabilidade ao ar e vapor e de absorção e dispersão de líquidos de três amostras de revestimento – amostra padrão (AM1), amostra com acabamento termorregulador (AM2) e amostra com acabamento termorregulador e estamparia com PCM’s (AM3). Com base nestas caraterísticas de desempenho, elaborou-se uma matriz de decisão, que permite identificar e selecionar o acabamento mais adequado. Os resultados devolvidos pela matriz desenvolvida, permitiram as seguintes conclusões em termos comparativos: considerando que todas as amostras apresentam a mesma estrutura, apenas com variação do acabamento funcional, a adição de PCM’s (AM3) não se revela uma mais valia no desempenho final das amostras.
The need to find user-required customizations solutions, promote the ceaseless search of new raw materials, structures and finishing. In an automotive industry that works in fast-paced, in constant mutation and innovation, the various surrounding industrial sectors need to offer new solutions and, in many cases, innovate in advance. Technical textiles have enabled the textile industry to broaden its scope – it’s already common the presence of textiles substrates in various sectors, from the automotive industry, construction, aerospace, protection, medicine, among others. The new high-performance materials (supermaterials) and the smart materials, between others, are the result of constant R&D actions and allows to overcome technological challenges, that have not been overtaking so far. The partnership between the textile and automotive industry, enables the creation of advantageous synergies for both sides: the automotive industry seeks materials that meet the requirements, taking into account the constant need for weight reduction; for its part, the textile industry intends to grow in sectors that are capable to absorb high-tech materials, promoting in this way the growth of the sector. The dissertation works fit in this context, focused on the study of the influence of finishing on the final performance of a textile base structure, composed of a fabric laminated with a foam, developed for automotive applications, such as seats, liners, car roofs, among others. The study comprised the analysis of the thermal, mechanical, air and vapour permeability, as well as liquid absorption and dispersion of three structures – standard sample (AM1), a sample with thermoregulatory finish (AM2) and sample with phase change materials (PCM’s) (AM3). Based on these performance characteristics, a decision matrix was elaborated, which allows the identification and selection of the most suitable finishing. The results allow to understand that, the addition of PCM’s (AM3) doesn’t reveal improvement on the final performance of the samples.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Têxtil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69582
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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