Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6938

TítuloA leitura em contexto de supervisão pedagógica: Que práticas, que teoria?
Autor(es)Pereira, Deolinda Maria Gomes
Orientador(es)Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data12-Set-2006
Resumo(s)Um dos desafios que a sociedade espera da escola, como promotora de competências indispensáveis a uma qualidade de vida pessoal e social, é a criação de hábitos de leitura nos mais jovens. É, sobretudo, na disciplina de Língua Portuguesa que a competência – saber ler – deverá ser adquirida, o que exige do professor dessa disciplina uma formação específica. Assume-se, assim, que a escola de formação inicial de professores tem um papel fundamental no desenvolvimento dos formandos, para os preparar científica e pedagogicamente. Este estudo pretende analisar as concepções de leitura dos formandos de uma Escola Superior de Educação e as práticas ligadas a este domínio que os mesmos implementaram ao longo da Prática Pedagógica, de modo a compreender o papel do curso de formação inicial no desenvolvimento dos futuros professores. Assim, aplicou-se um questionário a uma turma de formandos do quarto ano do Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Português/Inglês de uma Escola Superior de Educação pública, sobre práticas de leitura; e recolheu-se, para constituição do corpus, material produzido por esses mesmos formandos durante a Prática Pedagógica: 188 planificações alusivas ao domínio leitura e as reflexões escritas dessas mesmas aulas. Com a análise dos dados pôde-se concluir que os formandos tentaram colocar em prática, após ponderação, as suas próprias concepções sobre leitura (um leitor que interpreta globalmente um texto; relaciona-o com as suas vivências; reconhece selecciona informação...). Isto deve-se ao papel do cooperante e supervisor que durante as reuniões foram colaborativos, mas ao apontarem sugestões e orientações talvez condicionassem algumas tomadas de decisões dos formandos. Estes últimos apesar de se não considerarem muito inovadores, demonstraram uma atitude reflexiva durante o processo de Prática Pedagógica. Nas reflexões escritas, muitos formandos debruçaram-se sobre as suas práticas de leitura, tentando justificar as suas acções, procurando articular a teoria e a prática, sugerindo por vezes alterações dessas mesmas práticas.
Stimuler l´acquisition de l´usage de la de lecture par les plus jeunes, est un des défies que la société attend de l´école, puisqu´elle aide à acquérir des compétences de base indispensables à l´amélioration des conditions de vie personnelle et sociale. C´est surtout en cours de Langue Portugaise que la compétence – savoir lire – devra être acquise, ce qui demande à l´enseignant de cette discipline une formation spécifique. On assume, ainsi, que l´école de formation initiale de professeurs a un rôle fondamental dans la préparation scientifique et pédagogique des futurs professeurs. Ce travail prétend analyser les conceptions de lecture des apprenants d´une Ecole Supérieur d´Éducation et les pratiques qu´ils ont développé sur ce domaine pendant leur Pratique Pédagogique (stage), a fin de comprendre quel a été le rôle du cursus de formation initiale dans leur développement comme professeur. Pour recueillir des données, une classe d´apprenants de la quatrième année du Cursus de Professeurs de l ´Enseignement Basique, de Portugais/Anglais d´une Ecole Supérieur d´Éducation publique, a répondu à un questionnaire sur les pratiques de lecture; et pour la constitution du corpus, on a réuni 188 planifications sur le domaine de la lecture et les réflexions écrites sur ces cours, élaborées par les apprenants pendant leur Pratique Pédagogique. Avec l´analyse des données on peut voir que les futurs professeurs ont essayé de travailler, après pondération, ces conceptions sur la lecture (un lecteur qui interprète globalement un texte ; qui le met en relation avec ses expériences; qui reconnaît et sélectionne l´information…). Cela ce doit aux rôles collaborateurs que les formateurs ont eu pendant les réunions, mais ils ont aussi fait des suggestions et donné des orientations ce qui a pu conditionner quelques décisions des apprenants. Ces derniers ne se sont pas considérés très innovateurs, mais ils ont eu une attitude réflexive. Dans les réflexions écrites, beaucoup d´entre eux ont choisi réfléchir sur ses pratiques de lecture, aillant même justifié ses actions et activités en faisant l´interaction entre ses connaissances théoriques et sa pratique, et parfois même ils ont indiqué des pratiques différentes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação (Especialidade em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6938
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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