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https://hdl.handle.net/1822/6938
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade | - |
dc.contributor.author | Pereira, Deolinda Maria Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2007-10-03T22:45:10Z | - |
dc.date.available | 2007-10-03T22:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2006-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2006-01-18 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6938 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Educação (Especialidade em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) | eng |
dc.description.abstract | Um dos desafios que a sociedade espera da escola, como promotora de competências indispensáveis a uma qualidade de vida pessoal e social, é a criação de hábitos de leitura nos mais jovens. É, sobretudo, na disciplina de Língua Portuguesa que a competência – saber ler – deverá ser adquirida, o que exige do professor dessa disciplina uma formação específica. Assume-se, assim, que a escola de formação inicial de professores tem um papel fundamental no desenvolvimento dos formandos, para os preparar científica e pedagogicamente. Este estudo pretende analisar as concepções de leitura dos formandos de uma Escola Superior de Educação e as práticas ligadas a este domínio que os mesmos implementaram ao longo da Prática Pedagógica, de modo a compreender o papel do curso de formação inicial no desenvolvimento dos futuros professores. Assim, aplicou-se um questionário a uma turma de formandos do quarto ano do Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Português/Inglês de uma Escola Superior de Educação pública, sobre práticas de leitura; e recolheu-se, para constituição do corpus, material produzido por esses mesmos formandos durante a Prática Pedagógica: 188 planificações alusivas ao domínio leitura e as reflexões escritas dessas mesmas aulas. Com a análise dos dados pôde-se concluir que os formandos tentaram colocar em prática, após ponderação, as suas próprias concepções sobre leitura (um leitor que interpreta globalmente um texto; relaciona-o com as suas vivências; reconhece selecciona informação...). Isto deve-se ao papel do cooperante e supervisor que durante as reuniões foram colaborativos, mas ao apontarem sugestões e orientações talvez condicionassem algumas tomadas de decisões dos formandos. Estes últimos apesar de se não considerarem muito inovadores, demonstraram uma atitude reflexiva durante o processo de Prática Pedagógica. Nas reflexões escritas, muitos formandos debruçaram-se sobre as suas práticas de leitura, tentando justificar as suas acções, procurando articular a teoria e a prática, sugerindo por vezes alterações dessas mesmas práticas. | eng |
dc.description.abstract | Stimuler l´acquisition de l´usage de la de lecture par les plus jeunes, est un des défies que la société attend de l´école, puisqu´elle aide à acquérir des compétences de base indispensables à l´amélioration des conditions de vie personnelle et sociale. C´est surtout en cours de Langue Portugaise que la compétence – savoir lire – devra être acquise, ce qui demande à l´enseignant de cette discipline une formation spécifique. On assume, ainsi, que l´école de formation initiale de professeurs a un rôle fondamental dans la préparation scientifique et pédagogique des futurs professeurs. Ce travail prétend analyser les conceptions de lecture des apprenants d´une Ecole Supérieur d´Éducation et les pratiques qu´ils ont développé sur ce domaine pendant leur Pratique Pédagogique (stage), a fin de comprendre quel a été le rôle du cursus de formation initiale dans leur développement comme professeur. Pour recueillir des données, une classe d´apprenants de la quatrième année du Cursus de Professeurs de l ´Enseignement Basique, de Portugais/Anglais d´une Ecole Supérieur d´Éducation publique, a répondu à un questionnaire sur les pratiques de lecture; et pour la constitution du corpus, on a réuni 188 planifications sur le domaine de la lecture et les réflexions écrites sur ces cours, élaborées par les apprenants pendant leur Pratique Pédagogique. Avec l´analyse des données on peut voir que les futurs professeurs ont essayé de travailler, après pondération, ces conceptions sur la lecture (un lecteur qui interprète globalement un texte ; qui le met en relation avec ses expériences; qui reconnaît et sélectionne l´information…). Cela ce doit aux rôles collaborateurs que les formateurs ont eu pendant les réunions, mais ils ont aussi fait des suggestions et donné des orientations ce qui a pu conditionner quelques décisions des apprenants. Ces derniers ne se sont pas considérés très innovateurs, mais ils ont eu une attitude réflexive. Dans les réflexions écrites, beaucoup d´entre eux ont choisi réfléchir sur ses pratiques de lecture, aillant même justifié ses actions et activités en faisant l´interaction entre ses connaissances théoriques et sa pratique, et parfois même ils ont indiqué des pratiques différentes. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | restrictedAccess | eng |
dc.title | A leitura em contexto de supervisão pedagógica: Que práticas, que teoria? | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 371.13 | eng |
dc.subject.udc | 806.90:372.88 | eng |
dc.subject.udc | 372.88:806.90 | eng |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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