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dc.contributor.authorOliveira, Vítor Hugo Pereirapor
dc.contributor.authorMartins, Paula Cristinapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2021-01-15T14:17:27Z-
dc.date.available2022-01-01T07:00:27Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOliveira, V.H., Martins, P.C. & Carvalho, G.S. (2020) Desigualdades na participação das crianças em atividades quotidianas durante o período de confinamento Covid-19. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.104.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-66-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/69285-
dc.description.abstractO processo de confinamento e desconfinamento devido à pandemia de COVID-19 resultou numa disrupção das rotinas quotidianas das famílias com impacto na vida e bem-estar das crianças. Este impacto poderá ter afetado principalmente as crianças em situação de maior vulnerabilidade social, contribuindo para maiores desigualdades sociais. Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que durante este período se constituíram como facilitadores ou limitadores da participação quotidiana das crianças em atividades que têm impacto no seu bem-estar e que são importantes para uma adaptação saudável num contexto de crise sanitária e social. Baseado em dados transversais de uma amostra de crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade (n = 110) das zonas Norte e Centro de Portugal, foram examinadas diferenças na intensidade da participação semanal em atividades estruturadas (estudo em casa, atividade física, refeições em família, atividades com adulto, ajudar em casa, sono) e menos estruturadas (brincar, brincar ativo, ver televisão, gaming/Internet, socializar online, lazer criativo), em função de fatores como o género, estrutura familiar e estatuto socioeconómico. As diferenças são discutidas no âmbito de uma perspetiva sócio-ecológica e desenvolvimental da participação quotidiana das crianças, particularmente os aspetos que poderão configurar-se como o foco de intervenções que visem promover o bem-estar infantil em futuras crises.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.description.sponsorshipBolsa de doutoramento FCT: SFRH/BD/135674/2018por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F135674%2F2018/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00317%2F2019/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCrisepor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.titleDesigualdades na participação das crianças em atividades quotidianas durante o período de confinamento/desconfinamento COVID-19por
dc.title.alternativeInequalities in the participation of children in daily activities during the COVID-19 lockdown and post-lockdownpor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://congressos.leading.pt/Ficheiros/2020/7%20CIS/7%20cis.pdfpor
oaire.citationStartPage104por
oaire.citationEndPage104por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.conferencePublication7.º Congresso Internacional em Saúde, CI Saúde 2020: contextos e problemáticas emergentes: programa e livro de resumospor
oaire.versionAMpor
dc.subject.odsSaúde de qualidadepor
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