Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69119
Título: | Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Estudo no âmbito do curso de tecnologia em gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
Autor(es): | Souza, Samir Cristino de Dourado, Luís |
Palavras-chave: | ABP PBL Ensino Aprendizagem Educação |
Data: | 2019 |
Editora: | Atena Editora |
Resumo(s): | A Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) é um método que, desde o final do século passado, tem sido utilizado em diversas universidades do mundo e vem ganhando importância central em várias áreas do conhecimento em que é aplicado. Os autores concebem a ABP como uma estratégia de método para a aprendizagem centrada no aluno e mediada pela investigação, visando a produção de conhecimento individual e grupal, de forma cooperativa, fazendo uso de técnicas de análise crítica para a compreensão e resolução de problemas, de forma significativa e em interação contínua com o professor tutor. O estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educa-ção, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil, no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. A pesquisa avaliou a opinião dos alunos cuja aprendizagem se deu por meio da ABP, com o objetivo de verificar a eficácia desse método de ensino e aprendizagem aplicado ao estudo do tema meio ambiente na disciplina Cidadania, Ética e Meio Ambiente (CEMA). Para obter os resultados, recorreemos à investigação quantitativa e qualitativa, procedendo a um estudo de caso, sendo a coleta de dados realizada por questionário de opinião semiestruturado, aplicado à turma participante da pesquisa. Por apresentar-se como um método inovador de aprendizagem, utilizado em diversas instituições de ensino dos mais diferentes níveis e também por haver alcançado resultados importantes na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades profissionais, espera-se, com esta pesquisa, demonstrar a eficácia da ABP como método de aprendizagem que pode ser incorporado aos currículos e à prática educativa dos professores. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69119 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS_ABP.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |