Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68922

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Jaima Pinheiropor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.contributor.authorZaboroski, Ana Paulapor
dc.date.accessioned2021-01-05T11:30:40Z-
dc.date.available2021-01-05T11:30:40Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationOliveira, J. P. Viana, F. L., & Zaborosky, A. P. (2020). Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual. Distúrbios da Comunicação, 32(3), 434-444.por
dc.identifier.issn0102-762X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68922-
dc.description.abstractResumo Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.por
dc.description.abstractAbstract Objective: to assess the evolution of the written production of students, over the application of a metatextual program. Method: the program was implemented in the participants’ schools, using a quasiexperimental design, with two intervention conditions: in the first condition, we used explicit instructions and the teacher was the mediator. And in the second one, the student used a self-regulatory strategy, without the mediator. The basis for the intervention was reading the pictures in sequence to form a story, which was told orally at first, and then in written way. Data analysis was based on the classification of written stories and statistical tests: ANOVA and Bonferroni’s Pairwise Comparisons. Results: the results indicated significant differences in productions with and without tutorial support. Conclusion: the program is an effective teaching tool to improve and/or enhance the production of narrative texts in the classroom.por
dc.description.abstractResumen Objetivo: verificar la evolución de la producción escrita de estudiantes durante un programa metatextual. Metodología: el programa fue aplicado en las escuelas de los participantes, utilizando un diseño observacional con dos condiciones de intervención: en la primera, fueron utilizados instrucciones explícitas con el profesor como mediador, y en la segunda, el tema se basó en una estrategia de autorregulación sin la mediación del profesor. La base de la intervención fue el uso de lectura secuencial de imágenes para formar una historia, inicialmente oral y luego, escrita. El análisis de los datos se basó en la clasificación de las historias escritas y en los testes ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaron diferencias significativas en producciones con y sin apoyo del tutor. Conclusión: El programa utilizado es un recurso didáctico eficaz para mejorar y/o perfeccionar la producción de textos narrativos en la clase.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EDUC)por
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLinguagem infantilpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLiteracypor
dc.subjectChild languagepor
dc.subjectHandwritingpor
dc.subjectAlfabetizaciónpor
dc.subjectLenguaje infantilpor
dc.subjectEscritura a manopor
dc.titleMudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextualpor
dc.title.alternativeChanges in the written stories production of students on the basic literacy by means of a metatextual supportpor
dc.title.alternativeCambios en la producción de historias escritas de estudiantes en fase de alfabetización a partir del apoyo metatextualpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444por
oaire.citationStartPage434por
oaire.citationEndPage444por
oaire.citationVolume32 (3)por
dc.identifier.eissn2176-2724-
dc.identifier.doi10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalDistúrbios da Comunicaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Viana & Zaboroski 2020 .pdf397,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID