Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68651
Título: | A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas |
Outro(s) título(s): | Teaching in Federal Institutes in Pandemic Times: theoretical provocations |
Autor(es): | Gouvêa, Patrícia Paniago, Rosenilde Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Docência Ensino não presencial Saberes docentes Teaching Non presential Teaching knowledge |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade Federal de Jataí. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Revista: | Itinerarius Reflectionis |
Citação: | Gouvêa Nunes, P., Nogueira Paniago, R., & Sarmento, T. (2020). A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, 16(1), 01-21. https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65342 |
Resumo(s): | Este ensaio teórico objetiva elucidar provocações teóricas sobre a docência nos Institutos Federais
(IFs), em meio à pandemia do início do século XXI, problematizando os desafios, saberes docentes e
necessidades formativas para o ensino não presencial. Em face do isolamento social, decorrente do
novo coronavírus (COVID-19), os professores foram desafiados ao ensino por meio de aulas remotas
não presenciais, tendo que mobilizar diversas estratégias didáticas, algumas de formas improvisadas,
mediadas pelas tecnologias, para as quais, muitos não estavam preparados. Na construção deste ensaio
teórico, recorre-se inicialmente a uma reflexão sobre o contexto sociopolítico da educação brasileira
pública em meio à pandemia. Posteriormente, discorre-se sobre o ensino não presencial no contexto
pandêmico, sinalizando as orientações das diretrizes do CNE/MEC e finalizar-se-á com algumas
provocações teóricas sobre a docência, destacando os desafios e advogando a necessidade da formação
para a mobilização de saberes docentes que contemplem as necessidades do ensino-aprendizagem em
um cenário tão complexo. This theoretical essay aims to elucidate theoretical provocations about teaching in Federal Institutes (IFs), in the midst of the pandemic of the beginning of the 21st century, by problematizing the challenges, teaching knowledge, and formative needs for non-presential teaching. In the face of social isolation, resulting from the new coronavirus (COVID-19), teachers were challenged to teach through remote, off-site classes, having to mobilize various didactic strategies, some in improvised ways, mediated by technology, for which many were not prepared. In the construction of this theoretical essay, a reflection on the socio-political context of Brazilian public education in the midst of the pandemic was first used. Subsequently, a discussion will be held on non-presential teaching in the pandemic context, signalling the guidelines of the CNE/MEC and will conclude with some theoretical provocations on teaching, highlighting the challenges and advocating the need for training for the mobilisation of teaching knowledge to meet the needs of teaching and learning in such a complex scenario. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68651 |
ISSN: | 1807-9342 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A docencia em tempo pandemicos.pdf | 648,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons