Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/67368

TitleLearning style in a virtual environment: a study with elementary school teachers at in-service training
Other titlesEstilo de aprendizagem em ambiente virtual: um estudo com professores da educação básica em formação continuada
Estilo de aprendizaje en entorno virtual: un estudio con profesores de educación básica em la formación continua
Author(s)Leite, Eliana Alves Moreira
Lencastre, José Alberto
Silva, Bento Duarte
Borges Neto, Hermínio
KeywordsLearning style
Blended learning
Teachers
Training
Estilo de aprendizagem
Modelo híbrido
Professores
Formação
Ensino
Estilo de aprendizaje
Maestros
Entrenamiento
Ensenanza
Issue date22-May-2020
PublisherCDRR Editors
JournalResearch, Society and Development
CitationLeite, E., Lencastre, J. A., Silva, B. D., & Borges Neto, H. (2020). Learning style in a virtual environment: a study with elementary school teachers at in- service training. Research, Society and Development, v. 9, n.7, 1-27.
Abstract(s)In learning scenarios, the main focus should be on knowledge about the learner's strengths and weaknesses. In this context, this article aims to present the results obtained in the previous investigation of the learning styles of teachers in continuing education, in the perspective of the development of strategies that take into account the singularities of the teacher / student. This investigation deals with a case study on teachers in a broad sense in the area of Environmental Education, in a hybrid model, with classroom and virtual environment, offered by a public University. We sought to analyze the responses to promote personalization in the classroom and virtual classroom activities based on pedagogical strategies that included all styles of trainees present. To identify the learning style, an open questionnaire was applied, based on the model by Kolb, where a sample of 57 respondents was obtained, where different learning styles were identified among the course participants. The results indicate that training courses designed for the teaching professional who seek knowledge about the specificities of this professional, using instruments that value and recognize their opinion, favor them to be protagonists of their own training.
Em cenários de aprendizado, o foco principal deve estar no conhecimento sobre as potencialidades e fragilidades do aprendente. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na investigação prévia dos estilos de aprendizagem de professores em formação continuada, na perspectiva da elaboração de estratégias que levem em consideração as singularidades do professor/cursista. Esta investigação trata de um estudo de caso sobre professores em curso lato sensuna área de Educação Ambiental, em modelo híbrido, com ambiente presencial e virtual, ofertado por uma Universidade pública. Buscou-se analisar as respostas para promover uma personalização nas atividades da sala de aula presencial e virtual baseando-se em estratégias pedagógicas que contemplassem todos os estilos dos formandos presentes. Para identificação do estilo de aprendizagem foi aplicado questionário aberto, baseado no modelo de Kolb, onde se obteve uma amostra de 57 respondentes, onde se identificou estilos de aprendizagem diversos entre os cursistas. Os resultados apontam que formações elaboradas para o (a) profissional docente que buscam o conhecimento sobre especificidades deste profissional, a partir de instrumentos que valorizem e reconheçam sua opinião, favorecem para que sejam protagonistas da própria formação.
En los escenarios de aprendizaje, el enfoque principal debe estar en el conocimiento sobre las fortalezas y debilidades del alumno. En este contexto, esteartículo tiene como objetivo presentar los resultados obtenidos en la investigación previa de los estilos de aprendizaje de los docentes en educación continua, en la perspectiva del desarrollo de estrategias que tengan en cuenta las singularidades del profesor / alumno. Esta investigación aborda un estudio de caso sobre docentes en un curso de sentido amplio en el área de Educación Ambiental, en un modelo híbrido, con aula y entorno virtual, ofrecido por una universidad pública. Intentamos analizar las respuestas para promover la personalización en el aula y las actividades del aula virtual basadas en estrategias pedagógicas que incluían todos los estilos de aprendices presentes. Para identificar el estilo de aprendizaje, se aplicó un cuestionario abierto, basado en el modelo de Kolb, donde se obtuvo una muestra de 57 encuestados, donde se identificaron diferentes estilos de aprendizaje entre los participantes del curso. Los resultados indican que los cursos de capacitación diseñados para el profesional docente que busca conocimiento sobre las especificidades de este profesional, utilizando instrumentos que valoran y reconocen su opinión, les favorecen para ser protagonistas de su propia capacitación.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67368
DOI10.33448/rsd-v9i7.3790
ISSN2525-3409
Publisher versionThe original publication is available at: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3790
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_Learning_style_in_a_virtual_environment_Eliana.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID