Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67003

TítuloFilosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária
Autor(es)Saavedra, Inês
Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação não formal
Epistemologia
Complexidade
Non-formal education
Epistemology
Complexity
DataJul-2020
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
RevistaFilosofia e Educação
CitaçãoSaavedra, I., & Oliveira, C. C. (2019). Filosofia da Educação não formal e Complexidade na intervenção comunitária. Filosofia e Educação, 11(3)
Resumo(s)Os princípios emancipatórios da filosofia de educação atual, enquadrados no paradigma da complexidade e de educação ao longo da vida,incitou-nos a escrever este documento. O foco será a compreensão da vinculação a um paradigma e das suas consequências teóricas e metodológicas, demonstrando especificamente como tal se concretiza na investigação-ação enquadrada no paradigma da complexidade, teorizando em educação não formal e intervenção comunitária. Procuramos, assim, tecer um enquadramento que mostre como a investigação-ação e métodos associados se coadunam neste tipo de pesquisa e intervenção em filosofia de educação não formal.
The emancipatory principles of current education philosophy, framed in the paradigm of complexity and lifelong education, prompted us to write this document. The focus will be on understanding the link to a paradigm and its theoretical and methodological consequences, specifically demonstrating how this is concretized in action research framed in the paradigm of complexity, theorizing in non-formal education and community intervention. Thus, we seek to weave a framework that shows how action research and associated methods fit into this type of research and intervention in non-formal education philosophy
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67003
DOI10.20396/rfe.v11i3.8658377
ISSN1984-9605
Versão da editorahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8658377
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
c ines 2020. epistemologia da complexidade.pdf582,47 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID