Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66583

TítuloRevisão sistemática sobre brincadeiras de luta na educação pré-escolar: evidência, potencialidades e lacunas
Outro(s) título(s)Systematic review about rough and tumble play in early childhood education: evidence, potencialities and gaps
Revisión sistemática acerca de los juegos de lucha en la educación preescolar: evidencias, potencialidades y lacunas
Autor(es)Barbosa, Raquel
Pereira, Beatriz
Mello, André
Palavras-chaveJogo
Crianças
Agressividade
Prática pedagógica
Play
Children
Aggressiveness
Pedagogical practice
Juego
Niños
Agresividad
Data2018
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
RevistaEgitania Sciencia
CitaçãoBarbosa, R., Pereira, B. & Melo, A. (2018). Revisão sistemática sobre brincadeiras de luta na educação pré-escolar: evidência, potencialidades e lacunas. Egitania Sciencia – edição especial SIEFLAS, 111-129.
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre brincadeiras de luta na educação pré escolar, a fim de identificar pontos de convergência, divergência, lacunas e possibilidades pedagógicas em artigos científicos que abordam essa temática. Para tanto, desenvolve um estudo exploratório, de caráter bibliográfico, realizado por meio de um levantamento de artigos, com crianças de zero a cinco anos de idade. Utiliza quatro bases de dados internacionais como fontes: LILACS, Portal de Periódicos da CAPES, SciELO e SCOPUS. Os resultados apontam para a agressividade se constituir como um elemento ambíguo que denota tanto o controle das emoções como o protagonismo entre as crianças, fundamentais para a compreensão dessa manifestação lúdica nas culturas infantis e para o aprendizado em administrar riscos em um contexto de faz de conta. O material analisado sinaliza para a necessidade de superar visões pejorativas sobre as brincadeiras de luta na educação pré-escolar, compreendendo-as como importante meio de socialização e desenvolvimento das crianças.
The purpose of this study is to carry out a systematic review on roughand-tumble play at the early childhood education, in order to identify points of convergence and divergence, gaps and pedagogical possibilities in scientific articles that deal with this theme. To do so, it develops an exploratory study, of bibliographical character, carried out through a survey of articles, with participants children from zero to five years old. Using four international databases as sources: LILACS, Portal of Periodicals of CAPES, SciELO and SCOPUS. The results point out that aggressiveness is an ambiguous element that denotes both control of emotions and leadership among children, fundamental for understanding this playful manifestation in children’s cultures and for learning to manage risks in a context of make-believe. The analyzed material points to the need to overcome pejorative visions about the rough-and-tumble play at the early childhood education, understanding them as an important way for children to socialize and develop.
Este estudio tiene como objetivo realizar una revisión sistemática sobre juegos de lucha en la educación preescolar, a fin de identificar puntos de convergencia y de divergencia, lagunas y posibilidades pedagógicas en artículos científicos que abordan esa temática. Para eso, se desarrolla un estudio exploratorio, de carácter bibliográfico, realizado por medio de un levantamiento de artículos, con participantes niños de cero a cinco años de edad. Se utilizan cuatro bases de datos internacionales como fuentes: LILACS, Portal de Periódicos de la CAPES, SciELO y SCOPUS. Los resultados señalan que la agresividad se constituye como es un elemento ambiguo que denota tanto control de las emociones como el protagonismo entre los niños, fundamental para la comprensión de esa manifestación lúdica en las culturas infantiles y para el aprendizaje de administrar riesgos en un contexto de cuenta. El material analizado señala la necesidad de superar visiones peyorativas sobre los juegos de lucha en la educación preescolar, comprendiéndolas como importante medio de socialización y desarrollo de los niños.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66583
ISSN1646-8848
Versão da editorahttp://www.egitaniasciencia.ipg.pt/revista.aspx?id=34
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Barbosa 2018.pdf194,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID