Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66089

TítuloA linguagem da cor nos cartazes de cinema
Outro(s) título(s)The language of the color in film posters
Autor(es)Quintão, Pedro Manuel Rocha
Orientador(es)Sá, Alberto
Palavras-chaveCartazes de cinema
Cinema
Cor
Marketing no cinema
Color
Film marketing
Movie posters
Data2019
Resumo(s)O cartaz define-se como como uma das principais ferramentas de publicidade na indústria do cinema, pois assume-se como a capa de um filme, possuindo a funcionalidade de o promover diretamente a uma audiência específica que se identifica com os elementos narrativos propostos por cada obra. Contudo, questiona-se se esta ferramenta opta por uma composição visual que vá de encontro às necessidades do seu público alvo e que em simultâneo apresente as caraterísticas distintivas de cada género cinematográfico através da linguagem da cor. Deste modo, o corrente projeto de dissertação objetiva fornecer uma abordagem reflexiva sobre a relação entre os cartazes e o significado das cores presentes em cada um deles. Através de uma análise a duzentos cartazes de cinema, divididos entre os géneros de ação, animação, comédia, drama, fantasia, ficção científica, romance, terror e thriller, consta-se que numa perspetiva geral, grande parte dos cartazes analisados demonstram uma ligação entre as cores mais frequentes na sua constituição e os desígnios atribuídos aos géneros cinematográficos nos quais se inserem. Verificando-se que a indústria cinematográfica recorre à linguagem da cor na conceção de uma grande parte dos seus cartazes.
The poster is defined as one of the main advertising tools in the film industry, being considered as the cover of a movie, as well has the functionality of promoting it directly to a specific audience that identifies with the proposed narrative elements of each movie. However, there is a doubt about if this tool opts for a visual composition that goes straight to the needs of the target audience and simultaneously presents the distinctive features of each film genre through the language of color. The current dissertation project aims to provide a reflective approach about the relationship between movie posters and the meaning of the colors present in each of these posters. Through an analysis of two hundred movie posters, divided into the genres of action, animation, comedy, drama, fantasy, science fiction, romance, horror and thriller, we can see from a general perspective, that most of the posters analyzed demonstrate a connection. between the most frequent colors in their constitution and the designs attributed to the film genres in which they belong. Then, it’s possible to verify that the film industry uses the language of color in the design of mostly of its posters.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66089
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_Dissertacao_corrigida.pdf11,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID