Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65976

TítuloA evolução do livro-objeto: técnica e estética
Outro(s) título(s)The evolution of the object-book: technique and aesthetics
Autor(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Martins, Diana Maria
Palavras-chaveLiteratura portuguesa para a infância
Livro-objecto
Capitalismo artístico
Leitor transestético
Children’s literature
Object-book
Artistic capitalism
Transesthetic reader
DataJul-2020
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
RevistaFronteiraz
Resumo(s)Vivemos numa época em que a cultura, em geral, e a criação literária para a infância, em particular, ostentam uma elevada oferta dominada por um imperativo de renovação e de criatividade constantes. Inscrito numa tendência crescente mais ou menos comercial, o livro, alvo de uma atenção cada vez maior por parte do design, tem vindo a materializar-se em artefatos híbridos provocadores, vocacionados para a exploração das expetativas de prazer, de experiência e de emoção ou afeto dos seus destinatários, desafiando a investigação dedicada à Literatura para a Infância. O presente estudo tem, assim, por propósito, apresentar, de forma sucinta, uma visão panorâmica, diacrônica e sincrônica do livro-objeto, articulada com conteúdo da História do brinquedo ótico, do álbum e do design. Tendo por base a teorização de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, plasmada no volume O Capitalismo Estético na era da globalização (2014), procuramos problematizar e situar o livro-objeto para a infância no processo de estetização do consumo.
We live in a time when culture, in general, and literary creation for children, in particular, boast a high offer dominated by an imperative of constant renewal and creativity. As part of a more or less growing commercial trend, the book, which has received increasing attention from the field of design, has been materialized hybrid artifacts, aimed at exploring the expectations of pleasure, experience and emotion or affection of its recipients, defying research dedicated to children’s literature. The purpose of this study, therefore, is to present a panoramic, diachronic and synchronic view of the object-book, articulated with contents from the history of the optical toy, the picturebook and the design. Based on theorizations proposed by Gilles Lipovetsky and Jean Serroy, molded in their book The esthetic capitalism in the age of globalization (2014), we aim at problematizing and situating the object-book for children in the process of aestheticizing consumption.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65976
DOI10.23925/1983-4373.2020i24p87-103
e-ISSN1983-4373
Versão da editorahttp://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/47306
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
47306-143882-1-PB.pdf361,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID