Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65701

TítuloMonstros, máquinas e pipocas: teatro do oprimido e protesto de rua
Outro(s) título(s)Monsters, machines and popcorn: theatre of the oppressed and street protest
Autor(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Barbosa, Inês
Palavras-chaveausteridade
crise
crítica
mobilizações sociais
teatro do oprimido
austerity
crisis
criticism
social mobilizations
theatre of the oppressed
Data2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoBarbosa, I., & Ferreira, F. I. (2017). Monstros, máquinas e pipocas: teatro do oprimido e protesto de rua. Comunicação E Sociedade, 31, 81-105. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2606
Resumo(s)Este artigo parte da experiência do Núcleo de Teatro do Oprimido de Braga no contexto das movimentações levadas a cabo, em Portugal, contra a austeridade, entre 2012 e 2013. Apresenta algumas das intervenções políticas e artísticas do grupo, bem como uma reflexão sobre o seu impacto e limitações. Pretende-se analisar as possibilidades de o Teatro do Oprimido (TO) intervir, influenciar ou potenciar o protesto de rua e, ao mesmo tempo, examinar em que medida pode esta experiência articular e interpelar as duas dimensões de crítica do capitalismo, social e estética, enunciadas por Boltanski e Chiapello na obra O novo espírito do capitalismo. A investigação insere-se numa perspetiva de investigação interventiva e participativa, procurando conceber e situar o TO enquanto ferramenta de ação coletiva e educação crítica, no âmbito das mobilizações sociais contemporâneas.
This article rises from the experience of the Theatre of the Oppressed Group from Braga in the context of the movements carried out in Portugal against austerity between 2012 and 2013. It presents some of the political and artistic interventions of the group, as well as a reflection on their impact and limitations. We intend to analyze the possibilities of the Theatre of the Op-pressed (TO) to intervene, influence or enhance street protest and, at the same time, examine the extent to which this experience can articulate and question the two critical dimensions of capitalism, social and aesthetics, enunciated by Boltanski and Chiapello in their work O novo espírito do capitalismo [The new spirit of capitalism]. This article is part of an interventionist and participatory research perspective, that seeks to conceive and frame the TO as a collective action and critical education tool, within the context of contemporary social mobilizations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65701
DOI10.17231/comsoc.31(2017).2606
ISSN1645-2089
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monstros_Maquinas.pdf1,5 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID