Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65701
Título: | Monstros, máquinas e pipocas: teatro do oprimido e protesto de rua |
Outro(s) título(s): | Monsters, machines and popcorn: theatre of the oppressed and street protest |
Autor(es): | Ferreira, Fernando Ilídio Barbosa, Inês |
Palavras-chave: | austeridade crise crítica mobilizações sociais teatro do oprimido austerity crisis criticism social mobilizations theatre of the oppressed |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Comunicação e Sociedade |
Citação: | Barbosa, I., & Ferreira, F. I. (2017). Monstros, máquinas e pipocas: teatro do oprimido e protesto de rua. Comunicação E Sociedade, 31, 81-105. https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2606 |
Resumo(s): | Este artigo parte da experiência do Núcleo de Teatro do Oprimido de Braga no contexto das movimentações levadas a cabo, em Portugal, contra a austeridade, entre 2012 e 2013. Apresenta algumas das intervenções políticas e artísticas do grupo, bem como uma reflexão sobre o seu impacto e limitações. Pretende-se analisar as possibilidades de o Teatro do Oprimido (TO) intervir, influenciar ou potenciar o protesto de rua e, ao mesmo tempo, examinar em que medida pode esta experiência articular e interpelar as duas dimensões de crítica do capitalismo, social e estética, enunciadas por Boltanski e Chiapello na obra O novo espírito do capitalismo. A investigação insere-se numa perspetiva de investigação interventiva e participativa, procurando conceber e situar o TO enquanto ferramenta de ação coletiva e educação crítica, no âmbito das mobilizações sociais contemporâneas. This article rises from the experience of the Theatre of the Oppressed Group from Braga in the context of the movements carried out in Portugal against austerity between 2012 and 2013. It presents some of the political and artistic interventions of the group, as well as a reflection on their impact and limitations. We intend to analyze the possibilities of the Theatre of the Op-pressed (TO) to intervene, influence or enhance street protest and, at the same time, examine the extent to which this experience can articulate and question the two critical dimensions of capitalism, social and aesthetics, enunciated by Boltanski and Chiapello in their work O novo espírito do capitalismo [The new spirit of capitalism]. This article is part of an interventionist and participatory research perspective, that seeks to conceive and frame the TO as a collective action and critical education tool, within the context of contemporary social mobilizations. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65701 |
DOI: | 10.17231/comsoc.31(2017).2606 |
ISSN: | 1645-2089 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monstros_Maquinas.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |