Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65566

TítuloSociometric status of participants involved in school bullying
Outro(s) título(s)Status sociométrico de participantes envolvidos em bullying escolar
Estatus sociométrico de participantes involucrados en el bullying en la escuela
Autor(es)Zequinão, Marcela Almeida
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Pereira, Beatriz
Cardoso, Fernando Luiz
Palavras-chavebullying
status
victimization
vulnerability
sociometry
vitimização
Vulnerabilidade
Sociometria
Niveles
Victimización
Vulnerabilidade
Sociometría
Data2020
EditoraUniversidade de São Paulo (USP)
RevistaPaidéia (Ribeirão Preto)
CitaçãoZequinão, M. A., Medeiros, P., Silva, J. L., Pereira, B. O. & Cardoso, F. L. (2020). Sociometric Status of Participants Involved in School Bullying. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3011.
Resumo(s)The situation of social vulnerability hinders the integration processes and thus can foster problems in interpersonal interactions in school. This study aimed to analyze the sociometric status and its relationships with sex, age and profiles of bullying participation in children and adolescents in situations of social vulnerability. A total of 409 students between the third and seventh grades of two public elementary schools in Florianópolis-SC participated in this study. The positive status was higher for boys (M = 11.07; SD = 8.52) and adolescents (M = 11.46; SD = 8.19) compared to girls (M = 8.55; SD = 5.60) and children (M = 8.83; SD = 6.56). The aggressors’ positive status was higher, with significant difference, compared to victims and non participants of bullying (p = 0.008). In the context of bullying, aggressors’ high status can collaborate to their use of violence in conflict resolution or to gain peer popularity.
A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.
La situación de vulnerabilidad social dificulta los procesos de integración, lo que puede ocasionar problemas en las interacciones interpersonales en la escuela. Este estudio tuvo como objetivo analizar el estatus sociométrico y sus relaciones con el sexo, la edad y los perfiles de participación en el bullying en niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social. Participaron 409 estudiantes del 3.º al 7.º grados de la educación primaria de dos escuelas públicas en Florianópolis (SC, Brasil). El estatus positivo fue mayor para los chicos (M = 11,07; DE = 8,52) y los adolescentes (M = 11,46; DE = 8,19) en comparación con las chicas (M = 8,55; DE = 5,60) y los niños (M = 8,83; DE = 6,56). El estatus positivo de los agresores fue mayor, con una diferencia significativa, que el de las víctimas y los no participantes en el bullying (p = 0,008). El estatus elevado de los agresores en el bullying puede colaborar con la utilización de la violencia para resolver conflictos o ganar popularidad entre sus pares.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65566
DOI10.1590/1982-4327e3011
ISSN0103-863X
e-ISSN1982-4327
Versão da editorahttps://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2020000100403&script=sci_abstract&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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