Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65555

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmorim, Camila Ferreirapor
dc.contributor.authorBaptista, Geilsa Costa Santospor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2020-06-01T13:48:09Z-
dc.date.available2020-06-01T13:48:09Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationAmorim, C. F., Baptista, G. C. S., & Carvalho, G. S. (2020). Abordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de caso. Revista Teias, 21(61), 258–273por
dc.identifier.issn1518-5370-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/65555-
dc.description.abstractApresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas do total das disciplinas de ambos os cursos possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.por
dc.description.abstractWe present results of a study that aimed to characterize the initial training in the biology and pedagogy degrees of State University of Feira de Santana for dealing with cultural diversity. For this, they were identified approaches in history, philosophy and sociology of science and Ethnobiology in the subjects of these courses, categorizations, and content analysis. The results indicate that some of the total of the disciplines of both courses have these approaches, being 2.98% for Biology and 2.7% for pedagogy. It is understood that these approaches are not enough and suggested a review of curricula in order to score points among the theoretical approaches worked in the courses and the experiences of schools in the region with respect to cultural diversitypor
dc.description.abstractPresentamos los resultados de un estudio cuyo objetivo fue caracterizar la formación de grado en biología y pedagogía de la Universidad Estadual de Feira de Santana para tratar con la diversidad cultural. Se identificaron enfoques en historia, filosofía y Sociología de la ciencia y de la etnobiología en los contenidos de los cursos, con categorizaciones y análisis de contenido. Los resultados indican que, del total de las disciplinas de ambos cursos, algunas poseen los referidos abordajes con estos enfoques, siendo 2,98% para biología y 2,7% para pedagogía. Se entiende que estos enfoques no son suficientes y sugieren una revisión de los planes de estudio con el fin de ganar puntos entre los planteamientos teóricos trabajados en los cursos y las experiencias de las escuelas de la región en cuanto a diversidad culturalpor
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Educação (proped/uerj)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectCultural diversitypor
dc.subjectFormación de profesorespor
dc.subjectEnseñanza de cienciaspor
dc.subjectDiversidad culturalpor
dc.titleAbordagens para a diversidade cultural no currículo de formação de professores de ciências: um estudo de casopor
dc.title.alternativeApproaches to awareness to cultural diversity in the science teacher training curriculum: a case studypor
dc.title.alternativeEnfoques de concienciación para la diversidad cultural en el currículo de formación de profesores de ciencias: un estudio de casopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/28442/33598por
oaire.citationStartPage258por
oaire.citationEndPage273por
oaire.citationIssue61por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume21por
dc.identifier.eissn1982-0305-
dc.identifier.doi10.12957/teias.2020.28442por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Teiaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teias_ProfsCiencias.pdf348,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID