Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6501
Título: | A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira Bottentuit Junior, João Batista |
Palavras-chave: | Sociedade do Conhecimento TIC Ensino colaborativo |
Data: | 2007 |
Citação: | COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – “Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE”. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006]. |
Resumo(s): | Nesta comunicação vamos equacionar cenários para a educação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Começaremos por caracterizar alguns pressupostos da teoria da complexidade para sustentar que os contextos de aprendizagem colaborativa se constituem como sistemas complexos cujo funcionamento importa compreender porque mais imprevisíveis e propensos à mudança. Na fase seguinte apresentaremos alguns sistemas tecnológicos que possibilitam o acesso à informação e ao conhecimento na educação em rede. Começaremos por referir os sistemas da 3ª geração de educação a distância, que se costumam designar por e-learning, com algumas das suas variantes como sejam o b-learning e o m-learning. Apresentaremos ainda ferramentas tecnológicas já disponíveis e que, se correctamente exploradas, podem desempenhar um papel de destaque na comunicação e partilha de informação nos novos espaços de aprendizagem. É o caso dos blogues, dos SMS (Short Message Service) dos MMS (Multimedia Message Service), do podcasting e do Wiki, sistema de software aberto que possibilita o armazenamento barato de enorme volume de informação em formato digital bem como ferramentas para o acesso personalizado e restrito a uma comunidade de aprendizes falaremos um pouco sobre o trabalho colaborativo. Por último, teceremos algumas considerações finais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6501 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Afirse 2007 Final.pdf | Documento Principal | 49,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |