Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/6501

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereira-
dc.contributor.authorBottentuit Junior, João Batista-
dc.date.accessioned2007-05-29T16:14:03Z-
dc.date.available2007-05-29T16:14:03Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – “Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE”. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006].eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/6501-
dc.description.abstractNesta comunicação vamos equacionar cenários para a educação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Começaremos por caracterizar alguns pressupostos da teoria da complexidade para sustentar que os contextos de aprendizagem colaborativa se constituem como sistemas complexos cujo funcionamento importa compreender porque mais imprevisíveis e propensos à mudança. Na fase seguinte apresentaremos alguns sistemas tecnológicos que possibilitam o acesso à informação e ao conhecimento na educação em rede. Começaremos por referir os sistemas da 3ª geração de educação a distância, que se costumam designar por e-learning, com algumas das suas variantes como sejam o b-learning e o m-learning. Apresentaremos ainda ferramentas tecnológicas já disponíveis e que, se correctamente exploradas, podem desempenhar um papel de destaque na comunicação e partilha de informação nos novos espaços de aprendizagem. É o caso dos blogues, dos SMS (Short Message Service) dos MMS (Multimedia Message Service), do podcasting e do Wiki, sistema de software aberto que possibilita o armazenamento barato de enorme volume de informação em formato digital bem como ferramentas para o acesso personalizado e restrito a uma comunidade de aprendizes falaremos um pouco sobre o trabalho colaborativo. Por último, teceremos algumas considerações finais.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectSociedade do Conhecimentoeng
dc.subjectTICeng
dc.subjectEnsino colaborativoeng
dc.titleA complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimentoeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Afirse 2007 Final.pdfDocumento Principal49,78 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID