Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6501
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | - |
dc.contributor.author | Bottentuit Junior, João Batista | - |
dc.date.accessioned | 2007-05-29T16:14:03Z | - |
dc.date.available | 2007-05-29T16:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | COLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – “Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE”. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006]. | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6501 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação vamos equacionar cenários para a educação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Começaremos por caracterizar alguns pressupostos da teoria da complexidade para sustentar que os contextos de aprendizagem colaborativa se constituem como sistemas complexos cujo funcionamento importa compreender porque mais imprevisíveis e propensos à mudança. Na fase seguinte apresentaremos alguns sistemas tecnológicos que possibilitam o acesso à informação e ao conhecimento na educação em rede. Começaremos por referir os sistemas da 3ª geração de educação a distância, que se costumam designar por e-learning, com algumas das suas variantes como sejam o b-learning e o m-learning. Apresentaremos ainda ferramentas tecnológicas já disponíveis e que, se correctamente exploradas, podem desempenhar um papel de destaque na comunicação e partilha de informação nos novos espaços de aprendizagem. É o caso dos blogues, dos SMS (Short Message Service) dos MMS (Multimedia Message Service), do podcasting e do Wiki, sistema de software aberto que possibilita o armazenamento barato de enorme volume de informação em formato digital bem como ferramentas para o acesso personalizado e restrito a uma comunidade de aprendizes falaremos um pouco sobre o trabalho colaborativo. Por último, teceremos algumas considerações finais. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Sociedade do Conhecimento | eng |
dc.subject | TIC | eng |
dc.subject | Ensino colaborativo | eng |
dc.title | A complexidade e os modos de aprender na sociedade do conhecimento | eng |
dc.type | conferencePaper | eng |
dc.peerreviewed | yes | eng |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Afirse 2007 Final.pdf | Documento Principal | 49,78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |