Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64801
Título: | Anti-dualism in the discourse on the Anthropocene |
Outro(s) título(s): | Anti-dualismo no discurso sobre o Antropoceno |
Autor(es): | Sylla, Bernhard |
Palavras-chave: | Anthropocene dualism anti-dualism philosophy of technology Antropoceno dualismo antidualismo filosofia da tecnologia |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) |
Revista: | Ética, Política & Sociedade |
Citação: | Sylla, Bernhard (2020). Anti-Dualism in the Discourse on the Anthropocene. Ethics, Politics & Society, 3: 171-188 |
Resumo(s): | 18 years after its introduction into scientific vocabulary, a vast discourse on the
Anthropocene has settled in very heterogeneous scientific areas, from Biology and Geology
to the Arts and Humanities, including Philosophy itself.
Despite its multidisciplinarity, there seems to be a common presupposition in this
discourse that often becomes a demand: to abandon a false dualism allegedly responsible
for the lack of answers to the challenges that the new anthropocenic age poses to us. Antidualism seems to be a common denominator, widely shared by the most diverse authors of
the Anthropocene discourse, but what is meant by ‘dualism’ seems extremely
heterogeneous to me, embracing ontological, epistemological, and political dimensions,
and sometimes mixing them. Whatever the combated dualism – nature and culture, social
system and terrestrial system, Man and Earth, biosphere and noosphere, subject and object,
observer and observed, natural sciences and human sciences, etc. – the golden key to
unravelling and developing a different way of thinking and being capable of facing the
environmental challenges of the present would be by overcoming these dualisms, that is, in
a perspective that can account for the intersection and overlap of the hitherto opposed
elements and which presupposes, in the end, their assimilation. How both imbrication and
assimilation can or should be thought of, however, can vary greatly from one author to
another.
Based on these assumptions, I will focus on two criticisms of anti-dualism put forward
by Andrew Feenberg and Gernot Böhme. Both critics chose the theories of Haraway and
Latour – authors who are today among the most cited philosophers of the Anthropocene –
as distinct exponents of anti-dualism. I will argue that criticism of anti-dualism is pertinent
and necessary, but that the alternatives proposed by Feenberg and Böhme are not
convincing. 18 anos após a sua introdução no vocabulário científico existe um vasto discurso sobre o Antropoceno que se instalou em áreas científicas muito heterogéneas, desde a Biologia e Geologia até às Artes e Humanidades, inclusive na própria Filosofia. Apesar da sua multidisciplinariedade, parece haver neste discurso um pressuposto comum que, não raras vezes, se transforma numa exigência: a de abandonar um falso dualismo alegadamente responsável pela falta de respostas aos desafios que a nova era antropocénica nos coloca. O antidualismo parece ser um denominador comum, largamente partilhado pelos mais diversos autores do discurso sobre o Antropoceno, mas aquilo que se entende por ‘dualismo’ parece-me extremamente heterogéneo, abrangendo dimensões ontológicas, epistemológicas e políticas, e, por vezes, misturando-as. Seja qual for o dualismo combatido – natureza e cultura, sistema social e sistema terrestre, Homem e Terra, biosfera e noosfera, sujeito e objeto, observador e observado, ciências da natureza e ciências humanas, etc. –, a chave de ouro para desencerrar e desenvolver um pensamento diferente, capaz de enfrentar os desafios ambientais do tempo presente, estaria na superação destes dualismos, i. e., numa perspetiva capaz não apenas de dar conta da intersecção e imbricação dos elementos até então opostos, mas que pressupõe, no fundo, a sua equiparação. Como se pode ou deve pensar tanto a imbricação como a equiparação, pode, no entanto, variar bastante de um autor para outro. Com base nestes pressupostos, focar-me-ei em duas críticas do antidualismo, apresentadas por Andrew Feenberg e por Gernot Böhme. Ambas as críticas escolheram as teorias de Haraway e Latour – autores que se encontram, hoje em dia, entre os mais citados filósofos do pensamento sobre o Antropoceno – como representantes distintos do antidualismo. Defenderei que a crítica ao antidualismo é pertinente e necessária, mas que as versões propostas por Feenberg e Böhme não convencem. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64801 |
ISSN: | 2184 - 2582 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sylla Anti-Dualism.pdf | 298,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |