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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJúnior, C. A. M.por
dc.contributor.authorCorazza, M. J.por
dc.contributor.authorKiouranis, N M. M.por
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, M. C.por
dc.contributor.authorOliveira, A. L.por
dc.contributor.authorMaricato, F. E.por
dc.contributor.authorSchneider, E. M.por
dc.contributor.authorOrtiz, A. J.por
dc.contributor.authorCarmo, T.por
dc.contributor.authorCarvalho, J. L.por
dc.contributor.authorAraújo, J. L. D.por
dc.contributor.authorRangel, M.por
dc.contributor.authorGimenes, E. R.por
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2020-04-01T14:20:33Z-
dc.date.available2020-04-01T14:20:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationJúnior, C.A.O.M., Corazza, M.J., Kiouranis, N.M.M., Pansera-de-Araújo, M.C., Oliveira, A.L., Maricato, F.E., Schneider, E.M., Ortiz, A.J., Carmo, T., Carvalho, J.L., Araújo, J.L.D., Rangel, M., Gimenes, E.R. & . Carvalho, G.S. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, 1-35.por
dc.identifier.issn1415-2150-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64683-
dc.description.abstractEste estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)por
dc.relationUID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEstudos de validaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.titleConcepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionáriopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e12364.pdfpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage35por
oaire.citationConferencePlaceBelo Horizontepor
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn1983-2117-
dc.identifier.doi10.1590/21172020210110por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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