Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64683
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Júnior, C. A. M. | por |
dc.contributor.author | Corazza, M. J. | por |
dc.contributor.author | Kiouranis, N M. M. | por |
dc.contributor.author | Pansera-de-Araújo, M. C. | por |
dc.contributor.author | Oliveira, A. L. | por |
dc.contributor.author | Maricato, F. E. | por |
dc.contributor.author | Schneider, E. M. | por |
dc.contributor.author | Ortiz, A. J. | por |
dc.contributor.author | Carmo, T. | por |
dc.contributor.author | Carvalho, J. L. | por |
dc.contributor.author | Araújo, J. L. D. | por |
dc.contributor.author | Rangel, M. | por |
dc.contributor.author | Gimenes, E. R. | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T14:20:33Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T14:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Júnior, C.A.O.M., Corazza, M.J., Kiouranis, N.M.M., Pansera-de-Araújo, M.C., Oliveira, A.L., Maricato, F.E., Schneider, E.M., Ortiz, A.J., Carmo, T., Carvalho, J.L., Araújo, J.L.D., Rangel, M., Gimenes, E.R. & . Carvalho, G.S. (2020). Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 22, 1-35. | por |
dc.identifier.issn | 1415-2150 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/64683 | - |
dc.description.abstract | Este estudo versa sobre a validação de um questionário aplicado aos licenciandos do primeiro e último ano das licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Pedagogia, sendo selecionadas duas diferentes instituições para cada curso. O instrumento de pesquisa passou pela validação semântica, realizada por seis pesquisadores doutores das áreas de Ensino (Biologia, Física e Química) e a aplicação de um teste piloto com licenciandos do curso de Biologia. Após a análise semântica e o teste piloto, três assertivas foram eliminadas, ficando o questionário final constituído por 81 assertivas. Para avaliar a confiabilidade do instrumento (validação estatística) foi realizado o teste de Alpha de Cronbach, análise fatorial, Kaiser-Meyer-Olklin (KMO) e o de Esfericidade de Bartlett. Após a aplicação dos testes foram eliminadas 30 assertivas, tornando possível a Análise dos Componentes Principais (ACP). O número amostral foi considerado satisfatório para a sistematização e análise dos dados, quando analisado o valor do KMO. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) | por |
dc.relation | UID/CED/00317/2019 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Estudos de validação | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.title | Concepções e representações sociais de professores sobre a sua formação inicial: construção e validação de um questionário | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/pdf/epec/v22/1983-2117-epec-22-e12364.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 35 | por |
oaire.citationConferencePlace | Belo Horizonte | por |
oaire.citationVolume | 22 | por |
dc.identifier.eissn | 1983-2117 | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/21172020210110 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensaio_ValidacaoQuestion-Profs.pdf | 471,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons