Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63692
Título: | Formação e reconversão profissional: o impacto de um Gabinete de Inserção Profissional nas trajetórias de reconversão profissional |
Outro(s) título(s): | Professional training and retraining: the impact of the Professional Insertion Office on the professional retraining processes |
Autor(es): | Cunha, Vânia Andreia Pires da |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Palavras-chave: | Desemprego Formação Formação profissional Reconversão profissional Unemployment Training Professional training Professional retraining |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Estágio Curricular que se
realiza no segundo ano do Mestrado em Educação na área de especialização de Formação,
Trabalho e Recursos Humanos, e teve, como contexto organizacional, uma estrutura de apoio a
jovens/adultos em idade ativa que se encontram no desemprego.
A abordagem teórica incide sobre o tema da Formação Profissional, com o intuito de
compreender os itinerários de transição profissional e processos de reconversão para a
(re)integração no mercado de trabalho.
De forma a responder ao objetivo do estudo, contextualiza-se a formação profissional na
Europa e as modalidades de formação profissional existentes. Realiza-se, neste contexto,
referência à reconversão profissional, como forma de enfrentar a competitividade e ingressar no
mercado de trabalho.
Este estudo teve duas componentes principais. Por um lado, a componente prática que
consistiu na realização de várias atividades de apoio operacional inerentes ao contexto real de
trabalho. Por outro lado, a componente académica consistiu na elaboração do presente
documento, recorrendo às dimensões teóricas e metodológicas estudadas, de forma a analisar os
discursos e dados recolhidos através da técnica da entrevista e da pesquisa documental. The following Internship Report was produced within the scope of the Curricular Internship that takes place during the second academic year of Education Master´s Degree in the specialized area of Training, Working and Human Resources and has as it’s organizational context a supportive structure for unemployed young and adult people. The theoretical approach is focused on Professional Training and was compiled with the aim of understanding the professional transaction itineraries and the retraining processes for the labor market (re)integration. In order to respond to the main goal of this study, professional training in Europe and other existing professional training are contextualized. In this context, a reference is made to the modalities of retraining as a way of facing competitiveness and entering the labor market. This study can be divided in two main components. On one hand, the practical component that consisted of carrying out various operational support activities inherent to the real work context. On the other hand, the academic component consisted of elaborating this document, using the theoretical methodological dimensions studied, in order to analyze the discourses and collected data through the interview technique and the documentary research. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63692 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vânia Andreia Pires da Cunha.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons