Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63500

TítuloUm estudo sobre necessidades de formação dos docentes num Instituto Federal
Outro(s) título(s)A study on teachers’ training needs at the Federal Institute
Autor(es)Maranhão, Jobson Martins da Silva
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveDesenvolvimento profissional
Docentes
Formação contínua
Institutos federais
Necessidade de formação
Continuing education
Federal institutes
Need for training
Professional development
Teachers
Data2019
Resumo(s)O Brasil e suas dimensões continentais passa cotidianamente por diversas mudanças políticas, sociais, econômicas e educativas. Nessas mudanças o professor passa a assumir um papel preponderante na formação dos sujeitos. Dessa maneira, a formação inicial não pode responder de forma isolada a todas as questões conflitantes que envolvem o ato de ensinar, afinal as mudanças não param e o professor precisa estar preparado para solucionar as demandas emergentes da sala de aula e fora dela. Para embasar essa necessidade surge a formação contínua como um ciclo que permite a construção de mudança e adaptações no desenvolvimento profissional docente. A análise de necessidades de formação de professores dos Institutos Federais constitui o tema desse trabalho de investigação. Tais professores pertencem à carreira do EBTT – Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Nesse caso específico analisaremos as necessidades de formação dos docentes de um Instituto Federal, através da percepção dos próprios indivíduos: os docentes, com o intuito final de melhor direcionar os recursos disponíveis na instituição para realizações de ações de formação que possam contribuir para o exercício da profissão docente, para a construção de sua identidade e seu desenvolvimento profissional. Nessa perspectiva, ao longo dos vários capítulos apresentamos os pontos dessa pesquisa estruturados em diferentes tópicos. Os dados foram recolhidos através de um questionário eletrônico enviado aos professores entre os meses de julho e setembro de 2019, tendo participado um total de 340 professores dos diversos Campi de um Instituto Federal que se distribuem por 21 municípios do estado do Rio Grande do Norte e que possuem eixos tecnológicos distintos uns dos outros, o que permite realizar uma pesquisa plural que reúne diversas vivências e experiências de formação dos docentes participantes. Analisando os dados, pode-se verificar que a maior parte dos professores participou em ações de formação nos últimos 3 anos, sendo tais ações em geral relacionadas com a área da docência. Além disso, diagnosticou-se quais as principais motivações e áreas de interesse para a participação em ações de formação, e identificaram-se as melhores maneiras de organização das formações com vista a fomentar a participação dos docentes. Por fim, através da única questão aberta do questionário foi possível verificar que as ações mais relevantes para os docentes se dividem em quatro categorias, a saber as pós-graduações (especialização, mestrado e doutorado) justificando a relevância pela contribuição da formação para a sua prática profissional, nomeadamente a docência; as formações relacionadas com a educação inclusiva tendo em vista as peculiaridades relacionados a esse público; as capacitações desenvolvidas em serviço através das reuniões pedagógicas regulares em virtude da abordagem de assuntos pertinentes para a prática pedagógica docente e os cursos e formações em temas diversos. O estudo possibilitou conhecer as necessidades de formação dos docentes e verificar que os sujeitos estão dispostos a participar ativamente do processo decisório das formações de que irá participar, possibilitando que a instituição o utilize como ferramenta para o planejamento das formações futuras que proporciona aos seus docentes.
Brazil and its continental dimensions has gone through several political, social, economic and educational changes on a daily basis. In these changes, the teacher has a pivotal role in the formation of the subjects. In this way initial training cannot answer in isolation to all the conflicting questions surrounding the act of teaching. After all the changes do not stop and the teacher needs to be prepared to solve the emerging demands of the classroom and beyond. To support this need, continuous education emerges as a cycle that allows the construction of change and adaptations within the view of the professional development of teachers. The analysis of the needs for teacher education of the Federal Institutes is the theme of this research project. Such teachers belong to the career of EBTT - Basic Technical and Technological Education. In this specific case we analyzed the training needs of teachers, working in the Federal Institutes through their own perception with the ultimate intention of better directing the resources available in the institution for the accomplishment of training actions that may contribute to the exercise of the teaching profession, the construction of their identity and their professional development. From this perspective, in this dissertation we present the stages of the research project as well as the major findings and implications. An online questionnaire was sent to the teachers between July and September 2019. A total of 340 teachers from the various campuses that are distributed in 21 municipalities of the state of Rio Grande do Norte participated in the study. It enabled to conduct a plural research that brings together various experiences and training experiences of the teachers. Data analysis show that most of the teachers participated in training activities over the last 3 years. Such actions are generally related to the area of teaching. Data also allowed the identification of the main motivations and areas of interest in regard to training activities, as well as understanding what are the best ways of organizing them in order to foster the participation of teachers. Finally, through the only open question of the questionnaire it was possible to verify that the most relevant actions for teachers are divided into four categories, namely the postgraduate studies (specialization, master and doctorate) justifying the relevance of the contribution of training to their professional practice, in particular to teaching; training related to inclusive education within the view of the peculiarities related to their own specificities; the qualifications developed in service training through regular pedagogical meetings due to the focus of topics pertinent to the teaching practice; and courses and training on various topics. The study made it possible to get to know the training needs of teachers and to verify that they are willing to actively participate in the decision-making process of the education and training in which they will participate, enabling the institution to use it as a tool for planning future professional development opportunities provided to its teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63500
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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