Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63133

TítuloO conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem
Outro(s) título(s)The school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learning
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Lunardi Mendes, Geovana
Sousa, Joana Raquel Faria
Palavras-chaveConhecimento
Tecnologias digitais
Aprendizagem
knowledge
digital technologies
learning
Data15-Fev-2018
EditoraUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
RevistaEducação Unisinos
CitaçãoPacheco, J. A., Mendes Lunardi, G., & Sousa, J. (2018). O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem. Educação Unisinos, 22 (4), 268-277. doi: 10.4013/edu.2018.224.05
Resumo(s)Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola – entre o passado e o futuro – e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares – Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defendese, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança
This article addresses the school knowledge in the times of a plurality of knowledge and of new approaches to learning by two essential themes: the school – in between the past and the future – and the logic of organizing knowledge. At each point, questions were introduced to answer the foundational question of Curriculum Studies – What is the most valuable knowledge?. In the absence of a definitive answer, even more so with the affirmation of digital technologies and their impact on the ways of learning, the discussion centered on how the school has produced the rupture in the transition from a society of tradition, or transmission, to a society of knowledge. It is argued, therefore, that the discussion about knowledge is fundamental, even if it is necessary to review the logic and recognize the fact that technology alone does not introduce significant changes, although the way we act cognitively is in process of change.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63133
DOI10.4013/edu.2018.224.05
ISSN2177-6210
Versão da editorahttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/issue/view/722
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018.Artigo.Unisinos.Pacheco.Mendes.Sousa.pdf763,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID