Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63023

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosilene Gonçalvespor
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2020-01-07T22:17:18Z-
dc.date.available2020-01-07T22:17:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, R.F.G., Martins, C.A. & Carvalho, G.S. (2019). Educação da Criança Hospitalizada: perceções, desenvolvimento socioeducativo e enfrentamento da hospitalização. In S.V. Correia, M.M. Ricardo & R.S. Duarte (Eds.). 3º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Desigualdades Sociais e Educativas: que Lugar na Investigação? pp. 573-578. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.por
dc.identifier.isbn978-989-757-109-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63023-
dc.description.abstractO trabalho pedagógico no hospital é importante para possibilitar a inclusão educativa e social e favorecer o desenvolvimento integral do educando enfermo. Atualmente, embora haja consenso de que a criança doente deve continuar estudando, esta não é ainda uma realidade para a maioria das crianças hospitalizadas. Com este estudo pretendemos conhecer a estrutura organizativa e o trabalho pedagógico educacional desenvolvido em meio hospitalar, como o hospital providencia o atendimento das necessidades socioeducativas das crianças e como estas enfrentam a hospitalização. Será de abordagem qualitativa, com realização de análise documental e estudo de caso numa instituição hospitalar do Porto, com observação participante e entrevistas a crianças de 6 a 12 anos internadas na pediatria, à equipa de educação e saúde e a familiares e/ou acompanhantes. Com este es tudo espera-se dar visibilidade à importância da educação em meio hospitalar e contribuir para promover a criação de políticas públicas que visem a garantia do direito à educação da criança hospitalizada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonaspor
dc.relationFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPedagogia hospitalarpor
dc.subjectEducação e Saúdepor
dc.subjectClasse hospitalarpor
dc.subjectCriança hospitalizadapor
dc.titleEducação da Criança Hospitalizada: perceções, desenvolvimento socioeducativo e enfrentamento da hospitalizaçãopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.ceied.ulusofona.pt/pt/download/livro-iii-enjie-encontro-nacional-de-jovens/por
oaire.citationStartPage573por
oaire.citationEndPage578por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication3º ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Desigualdades Sociais e Educativas: que Lugar na Investigação?por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3ENJIE-EducHospital.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID