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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rosilene Gonçalvespor
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2019-12-13T10:19:25Z-
dc.date.available2019-12-13T10:19:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, R.G., Martins, C.A. & Carvalho, G.S. (2019). Políticas de Educação para a criança hospitalizada: Desafios e perspectivas. In:A. Neto-Mendes & g. Portugal (Org.) Educação, Cultura e Cidadania das Crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. pp. 561-573. Aveiro: UA Editorapor
dc.identifier.isbn978-972-789-622-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62643-
dc.description.abstractA educação é um direito universal que deve ser garantido a todas as crianças, independentemente do seu estado de saúde. O processo de adoecimento e hospitalização não interfere nas capacidades cognitivas e de aprendizagem da criança; muito pelo contrário, o acesso a ações educativas previne o insucesso escolar, estimula a adesão ao tratamento e uma reação positiva de procura de saúde. Este trabalho reflete sobre as políticas de educação escolar dirigidas às crianças hospitalizadas e impedidas de frequentar a escola regular por motivos de saúde. Examina as principais políticas educacionais brasileiras e internacionais que visam garantir o direito à educação da criança hospitalizada e as conceções e desafios inerentes à sua garantia. O trabalho foi desenvolvido por meio da análise das principais legislações brasileiras e internacionais que defendem o direito à educação da criança hospitalizada, bem como de artigos que investigam a implementação das classes hospitalares nas bases de dados Scientific Electronic Library Online – Scielo e B-On. Os resultados demonstram que, pese embora haja fundamentos legais para a garantia da escolarização em contexto hospitalar e esta oferta de atendimento já exista em diversos países, ainda não é uma realidade para a maioria das crianças internadas em unidades pediátricas e/ou em tratamento domiciliário. Assim, discutir a importância da garantia desse direito à criança hospitalizada é fundamental, pois as atividades pedagógico-educacionais em contexto hospitalar favorecem a continuidade da escolarização, contribuem para a autoestima da criança, promovem a interação social e fortalecem a humanização dos cuidados.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUA Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDireito à Educaçãopor
dc.subjectEducação e Saúdepor
dc.subjectClasse Hospitalarpor
dc.subjectCriança Hospitalizadapor
dc.titlePolíticas de Educação para a criança hospitalizada: Desafios e perspectivaspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://ria.ua.pt/bitstream/10773/27138/1/20191209_SLBEI_CLABIE_Atas.pdfpor
oaire.citationStartPage561por
oaire.citationEndPage573por
oaire.citationConferencePlaceAveiropor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCultura e Cidadania das Crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
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