Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62176
Título: | Estudo da força em alunos do 11º ano sujeitos a intervenção: relatório de estágio |
Outro(s) título(s): | Study of the strength in students of the 11th grade subjected to intervention |
Autor(es): | Oliveira, Francisco Manuel Gonçalves |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Educação física Estágio Escola secundária Força FitEscola Physical education Internship School Strength FitSchool |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | No âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
foi realizado o estágio curricular que visa a prática pedagógica, a fim de colocar em execução
todo o conhecimento adquirido.
O estágio desenvolveu-se em três áreas de desempenho: I. Organização e gestão do
ensino da aprendizagem; abordando temas como a conceção, o planeamento, a realização e a
avaliação; II. Participação e relação com a comunidade educativa; em que está inserida toda a
minha envolvência com a comunidade escolar e onde são apresentadas todas as atividades
realizadas durante o ano curricular; e III. Formação e educação investigacional em Educação
Física; que contempla um estudo sobre a força em alunos do 11º ano de escolaridade sujeitos a
intervenção.
A amostra foi constituída por oitenta e cinco alunos, de ambos os géneros, pertencentes
a quatro turmas, com idades compreendidas entre os dezasseis e dezoito anos de uma escola
secundária de Guimarães. Este estudo tem como objetivo compreender o efeito da intervenção
nos alunos nas diferentes variáveis de força: Flexões de braços, Abdominais, Impulsão Horizontal
e Impulsão Vertical utilizando como instrumento o programa FitEscola.
Concluiu-se que a aplicação de alguns exercícios específicos provocou melhorias na
força, evidenciando melhorias estatisticamente significativas para o grupo de intervenção na
variável de Flexões de Braços. O estudo sugere a possibilidade de alcançar melhores resultados
ao nível da força, mediante a inclusão de exercícios específicos no plano de aulas. In the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, conducted a curricular internship which aims at the pedagogical practice, in order to put into practice all the knowledge acquired. The internship was developed in three performance areas: I. Organization and management of learning teaching; addressing issues such as conception, planning, implementation and evaluation; II. Participation and relationship with the educational community; in which all my involvement with the school community is inserted and all the activities carried out during the curricular year are presented; and III. Investigational Training and education in Physical Education; that contemplates a study on the strength in students of the 11th grade subjected to intervention. The sample consisted of eighty - five students of both genders, belonging to four classes, aged between sixteen and eighteen years old of a secondary school in Guimarães. This study aims to understand the effect of intervention on students in the different strength variables: Arm Push-Ups, Sit-Ups, Horizontal Impulse and Vertical Impulse using the FitSchool program as an instrument. It was concluded that the application of some specific exercises lead to improvements in strength, showing statistically significant improvements for the intervention group in the variable of Arms Pushups. The study suggests the possibility of achieving better results at the level of strength, by including specific exercises in the lesson/class plan. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62176 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Manuel Gonçalves Oliveira.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |