Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62176

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Manuel Gonçalvespor
dc.date.accessioned2019-11-18T10:07:11Z-
dc.date.available2019-11-18T10:07:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62176-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário foi realizado o estágio curricular que visa a prática pedagógica, a fim de colocar em execução todo o conhecimento adquirido. O estágio desenvolveu-se em três áreas de desempenho: I. Organização e gestão do ensino da aprendizagem; abordando temas como a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação; II. Participação e relação com a comunidade educativa; em que está inserida toda a minha envolvência com a comunidade escolar e onde são apresentadas todas as atividades realizadas durante o ano curricular; e III. Formação e educação investigacional em Educação Física; que contempla um estudo sobre a força em alunos do 11º ano de escolaridade sujeitos a intervenção. A amostra foi constituída por oitenta e cinco alunos, de ambos os géneros, pertencentes a quatro turmas, com idades compreendidas entre os dezasseis e dezoito anos de uma escola secundária de Guimarães. Este estudo tem como objetivo compreender o efeito da intervenção nos alunos nas diferentes variáveis de força: Flexões de braços, Abdominais, Impulsão Horizontal e Impulsão Vertical utilizando como instrumento o programa FitEscola. Concluiu-se que a aplicação de alguns exercícios específicos provocou melhorias na força, evidenciando melhorias estatisticamente significativas para o grupo de intervenção na variável de Flexões de Braços. O estudo sugere a possibilidade de alcançar melhores resultados ao nível da força, mediante a inclusão de exercícios específicos no plano de aulas.por
dc.description.abstractIn the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, conducted a curricular internship which aims at the pedagogical practice, in order to put into practice all the knowledge acquired. The internship was developed in three performance areas: I. Organization and management of learning teaching; addressing issues such as conception, planning, implementation and evaluation; II. Participation and relationship with the educational community; in which all my involvement with the school community is inserted and all the activities carried out during the curricular year are presented; and III. Investigational Training and education in Physical Education; that contemplates a study on the strength in students of the 11th grade subjected to intervention. The sample consisted of eighty - five students of both genders, belonging to four classes, aged between sixteen and eighteen years old of a secondary school in Guimarães. This study aims to understand the effect of intervention on students in the different strength variables: Arm Push-Ups, Sit-Ups, Horizontal Impulse and Vertical Impulse using the FitSchool program as an instrument. It was concluded that the application of some specific exercises lead to improvements in strength, showing statistically significant improvements for the intervention group in the variable of Arms Pushups. The study suggests the possibility of achieving better results at the level of strength, by including specific exercises in the lesson/class plan.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectEscola secundáriapor
dc.subjectForçapor
dc.subjectFitEscolapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectInternshippor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectStrengthpor
dc.subjectFitSchoolpor
dc.titleEstudo da força em alunos do 11º ano sujeitos a intervenção: relatório de estágiopor
dc.title.alternativeStudy of the strength in students of the 11th grade subjected to interventionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202294390por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Manuel Gonçalves Oliveira.pdf2,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID