Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61966
Título: | Avaliação da qualidade da formação: um estudo de caso |
Outro(s) título(s): | Évaluation de la qualité de la formation: un cas d’étude |
Autor(es): | Coelho, Ana Isabel Rodrigues |
Orientador(es): | Gomes, Carlos Alberto |
Palavras-chave: | Avaliação Formação Qualidade Évaluation Formation Qualité |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O tema abordado no presente Relatório de Estágio é Avaliação da Qualidade da
Formação. De um ponto de vista científico e metodológico o tema foi operacionalizado através da
realização de um estudo empírico inspirado nos pressupostos e objetivos do estudo de caso. O
principal objetivo do estudo foi perceber quais os processos que lhe são inerentes à gestão da
formação e à avaliação da sua qualidade. Para além do estudo empírico o estágio consistiu
também numa grande oportunidade de aprendizagem dos processos específicos de gestão da
formação de recursos humanos. O Relatório de Estágio está estruturado em oito capítulos, a
destacar: a caracterização do contexto organizacional, o enquadramento conceptual, os modelos
de avaliação, os indicadores da avaliação, os sistemas de gestão da qualidade, o estudo
empírico e opções metodológicas, a apresentação e análise dos resultados obtidos e, por fim, o
inventário das atividades realizadas e o balanço de estágio. Ce rapport de stage a comme objectif de faire le bilan ainsi comme l'évaluation de la qualité de la formation. Du point de vu scientifique et méthodologique, le thème était exploitable à travers la réalisation d'études empiriques inspirées d'hypothèses et d'objectifs sur des cas en études . Le principal objectif de cette étude était de comprendre les processus qui sont essentiels à la gestion de la formation et à l'évaluation de sa qualité. Par ailleurs, l'étude empirique du stage constituait aussi d'une grande opportunité d'apprentissage sur des processus spécifiques de gestion de la formation des ressources humaines. Le rapport de stage est divisé en huit chapitres à savoir: la caractérisation du contexte organisationnel, l'encadrement conceptuelle, les modèles d'évaluation,les indicateurs d'évaluation, les systèmes de gestions de qualité, l'étude empirique et l’option méthodologique, la présentation et l'analyse des résultats obtenus et, pour finir, l'inventaire des activités réalisées et le bilan du stage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61966 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Isabel Rodrigues Coelho.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons