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TítuloCorreia Garção e a depuração do ideal clássico
Autor(es)Quintas, Cristina Maria Alves de Aguiar
Orientador(es)Monteiro, Maria Rosa Valente Sil
Data10-Abr-2006
Resumo(s)Mostrar o papel desempenhado por Correia Garção na Literatura Portuguesa do século XVIII é o principal objectivo desta dissertação. Para atingir este desiderato, apresenta-se um esboço da atmosfera e descreve-se a evolução do século das luzes, as implicações de renovação filosófica e a fidelidade ao gosto clássico das ideias cultivadas na Europa. Esta pesquisa implicou um recuo no tempo e uma análise minuciosa na busca das raízes da estética greco-latina, da mimese do renascimento, do século XVII francês e finalmente do neoclassicismo cultivado pelo nosso poeta. Traçada a evolução destes movimentos em geral, no que diz respeito à obra de Correia garção, procedeu-se à análise literária, ao estudo comparativo de vários extractos das suas odes e sátiras para mostrar a proximidade entre o discípulo e os mestres (Virgílio e Horácio). Foram abordados todos os géneros cultivados pelo autor, tendo-se consagrado especial atenção ao seu papel de teorizador / poeticista, renovador e difusor da estética mimética neoclássica. A última parte deste estudo, com o intuito de mostrar o carácter intemporal do classicismo, traça um paralelo entre a criação lírica de Garção e Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa. Deste modo, o que poderia parecer paradoxal, permitiu conciliar e encontrar afinidades entre antigos e modernos.
Dans cette dissertation on a eu le souci de montrer le rôle joué par Correia Garção dans la littérature portugaise du XVIII e siècle. Pour atteindre cet objectif on a essayé de recréer l ̀atmosphère où notre poète a vaicu. Ainsi on a présenté le tableau de l ̀ évolution du siècle des Lumières, de la rénovation philosophique et de la fidélité au goût classique des idéaux cultivés dans toute l ̀ Europe. Cette recherche nous a pris longtemps. On a dû rappeler les racines de l΄esthétique classique dans l ̀antiquité, la mimése de la renaissance, le XVII e siècle français et finalement le neoclassicisme cultivé par notre poète. On a esquissé l ̀évolution de ces mouvements en général et, en ce qui concerne l ̀ ouvrage de Garção, on a fait l ̀ analyse littéraire, l ̀ étude comparative de quelques extraits de ses odes et ses satires pour montrer la proximité entre le disciple et les maîtres (Virgile et Horace). On a abordé tous les genres cultivés par l ̀auteur et on a mis en relief son rôle de théoricien, rénovateur et diffuseur de l ̀esthétique mimétique neoclassique. Dans la derniére partie de notre exposé, car nous professons l ̀idée selon laquelle classique est synonyme de Tous les Temps, on a établi un parallèle entre la création lyrique de Garção et celle de Fernando Pessoa à travers son hétéronome Ricardo Reis. Tous les deux se sont inspirés de l ̀ antiquité latine. De cette façon, nous avons cherché de montrer les affinités entre anciens et modernes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Teoria da Literatura - Área de Especialização em Literatura Portuguesa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6192
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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