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https://hdl.handle.net/1822/6192
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Monteiro, Maria Rosa Valente Sil | - |
dc.contributor.author | Quintas, Cristina Maria Alves de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2007-03-01T14:16:05Z | - |
dc.date.available | 2007-03-01T14:16:05Z | - |
dc.date.issued | 2006-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2006-01-26 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/6192 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Teoria da Literatura - Área de Especialização em Literatura Portuguesa | eng |
dc.description.abstract | Mostrar o papel desempenhado por Correia Garção na Literatura Portuguesa do século XVIII é o principal objectivo desta dissertação. Para atingir este desiderato, apresenta-se um esboço da atmosfera e descreve-se a evolução do século das luzes, as implicações de renovação filosófica e a fidelidade ao gosto clássico das ideias cultivadas na Europa. Esta pesquisa implicou um recuo no tempo e uma análise minuciosa na busca das raízes da estética greco-latina, da mimese do renascimento, do século XVII francês e finalmente do neoclassicismo cultivado pelo nosso poeta. Traçada a evolução destes movimentos em geral, no que diz respeito à obra de Correia garção, procedeu-se à análise literária, ao estudo comparativo de vários extractos das suas odes e sátiras para mostrar a proximidade entre o discípulo e os mestres (Virgílio e Horácio). Foram abordados todos os géneros cultivados pelo autor, tendo-se consagrado especial atenção ao seu papel de teorizador / poeticista, renovador e difusor da estética mimética neoclássica. A última parte deste estudo, com o intuito de mostrar o carácter intemporal do classicismo, traça um paralelo entre a criação lírica de Garção e Ricardo Reis, heterónimo de Fernando Pessoa. Deste modo, o que poderia parecer paradoxal, permitiu conciliar e encontrar afinidades entre antigos e modernos. | eng |
dc.description.abstract | Dans cette dissertation on a eu le souci de montrer le rôle joué par Correia Garção dans la littérature portugaise du XVIII e siècle. Pour atteindre cet objectif on a essayé de recréer l ̀atmosphère où notre poète a vaicu. Ainsi on a présenté le tableau de l ̀ évolution du siècle des Lumières, de la rénovation philosophique et de la fidélité au goût classique des idéaux cultivés dans toute l ̀ Europe. Cette recherche nous a pris longtemps. On a dû rappeler les racines de l΄esthétique classique dans l ̀antiquité, la mimése de la renaissance, le XVII e siècle français et finalement le neoclassicisme cultivé par notre poète. On a esquissé l ̀évolution de ces mouvements en général et, en ce qui concerne l ̀ ouvrage de Garção, on a fait l ̀ analyse littéraire, l ̀ étude comparative de quelques extraits de ses odes et ses satires pour montrer la proximité entre le disciple et les maîtres (Virgile et Horace). On a abordé tous les genres cultivés par l ̀auteur et on a mis en relief son rôle de théoricien, rénovateur et diffuseur de l ̀esthétique mimétique neoclassique. Dans la derniére partie de notre exposé, car nous professons l ̀idée selon laquelle classique est synonyme de Tous les Temps, on a établi un parallèle entre la création lyrique de Garção et celle de Fernando Pessoa à travers son hétéronome Ricardo Reis. Tous les deux se sont inspirés de l ̀ antiquité latine. De cette façon, nous avons cherché de montrer les affinités entre anciens et modernes. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.rights | restrictedAccess | eng |
dc.title | Correia Garção e a depuração do ideal clássico | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 869.0 GARÇÃO | eng |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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