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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSapage, Sara Pereirapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorFernandes, Hugo André da Silva Martinspor
dc.date.accessioned2019-10-31T15:54:28Z-
dc.date.available2019-10-31T15:54:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSapage, S., Cruz-Santos, A., & Fernandes, H. (2018). A comunicação aumentativa e alternativa em crianças com perturbações graves da comunicação: cinco mitos. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , 5 (2), 229-240.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61911-
dc.description.abstractA capacidade de comunicar permite criar oportunidades de interação, influenciar o comportamento de outros e através disso exercer controlo sobre o meio ambiente da pessoa. Proporcionar uma forma aumentativa ou alternativa de comunicar potencia a autonomia e uma melhor qualidade de vida das crianças com perturbações da comunicação. Este facto, requere da parte dos profissionais um conjunto de competências para intervir junto destas crianças. A implementação da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser dificultada por preconceitos sobre a necessidade de uso, período mais adequado para iniciar a aprendizagem e competências precisas para o desenvolvimento da comunicação através destes recursos. Nesse sentido, este texto tem como finalidade contribuir para uma compreensão acerca dos mitos e realidades em relação ao uso da CAA. Foram analisadas as produções científicas nacionais e internacionais acerca do uso da CAA em populações com problemas graves na comunicação. Para isso, foi realizada uma busca em bases de dados de artigos, teses e dissertações, utilizando a combinação dos descritores, “Comunicação Aumentativa” e “Perturbações da Comunicação”. Os cinco mitos apresentados, caso não sejam adequadamente esclarecidos, podem levar a problemas na adesão à CAA por parte das famílias e de alguns profissionais. Assim, surge a necessidade de desmistificar estas questões de forma a promover o apoio adequado a crianças que podem beneficiar de CAA.por
dc.description.abstractThe ability to communicate allows for opportunities for interaction, influencing the behaviour of others and thereby exercising control over the person’s environment. To provide an augmentative or alternative way of communicating promotes the autonomy and a better quality of life of children with communication disorders. This requires professionals to have a set of skills to intervene with these children. The implementation of Augmentative and Alternative Communication (AAC) can be hampered by prejudices about the need to use, a more appropriate period to start learning and the precise skills to develop communication through these resources. In this sense, this text aims to contribute to an understanding of the myths and realities about the use of the AAC. National and international scientific productions about the use of AAC in populations with severe communication problems were analysed. A search was carried out in databases of articles, theses and dissertations, using the combination of the descriptors “Alternative Communication”, “Augmentative Communication” and “Communication Disorders”. The five myths presented, if not adequately clarified, may lead to problems in adherence to the AAC by families and professionals. Thus, there is a need to demystify these issues in order to promote adequate support for children who can benefit from AAC.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação aumentativapor
dc.subjectProblemas de comunicaçãopor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectMitospor
dc.subjectAlternative and augmentative communicationpor
dc.subjectSevere communication disorderspor
dc.subjectSpecial needspor
dc.subjectMythspor
dc.titleA comunicação aumentativa e alternativa em crianças com perturbações graves da comunicação: cinco mitospor
dc.title.alternativeThe augmentative and alternative communication in children with communication disorders: five mythspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage229por
oaire.citationEndPage240por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume5por
dc.identifier.eissn2358-8845por
dc.identifier.doi10.36311/2358-8845.2018.v5n2.17.p229por
sdum.journalRevista Diálogos e Perspectivas em Educação Especialpor
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