Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61885

TítuloA formação didático-pedagógica de enfermeiros licenciados: a perspectiva dos professores
Outro(s) título(s)The didactic-pedagogical training of licensed nurses: the professors’ perspective
Autor(es)Oliveira, Wanderlei
Pereira, Beatriz
Andrade, Luciane
Silva, Marta
Fernández, José
Gonçalves, Marlene
Palavras-chaveMediação da Aprendizagem
Ensino Superior
Docência Universitária
Licenciatura em Enfermagem
Learning Mediation
Higher Education
University Teaching
Degree in Nursing
Data2018
EditoraCentro Universitário Moura Lacerda. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
RevistaPlures-Humanidades
CitaçãoOliveira, W. A., Pereira, B., Andrade, L.S., Silva, M. A. I., Fernández, J. E. R., Gonçalves, M.F.C. (2018). A formação didático-pedagógica de enfermeiros licenciados: a perspectiva dos professores, Plures Humanidades, 19 (2) 313-325.
Resumo(s)A formação didático-pedagógica possui um valor central na formação de professores e pode apresentar desafios quando essa formação ocorre em um curso da área da saúde. Reconhecese que existem desafios a serem superados na literatura científica sobre a abordagem desta formação na área da saúde no ensino superior. Nesse sentido, este estudo objetivou examinar a perspectiva de professores acerca de disciplinas que compõem a formação de enfermeiros licenciados. A abordagem metodológica adotada foi de cunho qualitativo e os dados se originaram dos registros docentes de três disciplinas de um curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem: Educação e Sociedade; Promoção da Saúde na Educação Básica; e Metodologia do Ensino em Enfermagem. Os resultados foram sistematizados por meio da análise textual discursiva. Os resultados foram, ainda, sintetizados em um metatexto que expressa: 1) as aproximações e os afastamentos com o campo da Educação por meio de metodologias ativas; 2) a compreensão da interface saúde e educação; e 3) as necessidades de um continuum crítico-reflexivo. O conjunto dos dados revelou a essencialidade da atuação do professor para propiciar a construção de aprendizagens relacionadas à educação no campo da saúde. O estudo adiciona à literatura informações sobre aspectos que podem facilitar a formação didático-pedagógica no ensino superior em cursos da área da saúde.
Topics related to education are central in the training of nursing educators and may present challenges when training takes place in a program in the health field. There are challenges to be overcome found in the scientific literature concerning the approach of topics concerning higher education in the health field. In this sense, this study’s objective was to identify the perspectives of professors regarding the introduction of education topics in the training of nursing educators. The methodological approach was qualitative and data were collected from the records of professors from three courses administered in a Bachelor’s and Teaching Diploma programs: education and society; promotion of basic health education; and methodology of nursing teaching. Discursive textual analysis was used to systematize the results, which were synthesized in a meta-text that expresses: 1) situations in which active methodologies are closer or further from the field of Education; 2) understanding the health and education interface; and 3) needs of a critical-reflexive continuum. The set of data revealed the key role of professors in facilitating learning related to education in the field of health. This study contributes to the literature with information concerning aspects that may facilitate learning of education topics related to education in undergraduate programs in the health field
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61885
ISSN1518-126X
e-ISSN2238-4979
Versão da editorahttp://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/396
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Wanderlei 2018.pdf162,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID