Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61881

TítuloModes of commuting to school among 5th and 6th grade schoolchildren
Outro(s) título(s)Modos de deslocamento para a escola em crianças do 5º e 6º ano de escolaridade
Autor(es)Souza, Sérgio
Carvalho, Wellington
Matos, Ana Paula
Silva, Ana
Oliveira, Elaynne
Soares, Itânio
Bezerra, Sonny
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveCycling
Child
Exercise
Healthy lifestyle
Walking
Atividade física
Caminhada
Ciclismo
Criança
Estilo de vida saudável
Bicycling
Data2019
EditoraUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
RevistaRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano
CitaçãoSouza, S., Carvalho, W., Matos, A.P., Silva, A., Oliveira, E., Soares, I., Bezerra, S., & Pereira, B. (2019). Modes of commuting to school among 5th and 6th grade schoolchildren / Modos de deslocamento para a escola em crianças do 5º e 6º ano de escolaridade. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum.[online]. vol. 21, e55564. Epub May 30.
Resumo(s)Active commuting (walking/cycling) is seen as a strategy to promote active behaviors in children’s daily school life. This study aimed to analyze the modes of commuting and perceptions of children in relation to the possibility of active commuting to school according to sex. Overall, 101 students (M=11.39/SD=1.22) enrolled in the 5th and 6th grades from two public elementary schools in the state of Maranhão, Brazil, participated in this study. Data were collected through a questionnaire administered to students. The results showed that 21.8% of respondents had active commuting (19.8% on foot / 2% bicycle), without statistically significant differences; however, boys were more predisposed to walking and cycling in relation to girls. As positive justifications, respondents evidenced the ‘home-school proximity’ and ‘fun/ pleasure’ provided during the journey, and ‘distance’ and ‘traffic / insecurity’ as barriers to the possibility of walking or cycling to school.
Vislumbra-se o deslocamento ativo (a pé/bicicleta) como uma estratégia de promoção de comportamentos ativos no cotidiano escolar de crianças. Este estudo objetivou analisar os modos de deslocamento e percepções de crianças em relação à possibilidade do deslocamento ativo para a escola de acordo com o sexo. Participaram 101 alunos ( xx =11,39/DP=1,22) do 5º e 6º ano de escolaridade de duas escolas públicas do estado do Maranhão,Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário administrado aos alunos. Os resultados demonstraram que 21,8% dos inquiridos se deslocaram ativamente (19,8% a pé/2% bicicleta), sem diferenças estatisticamente significativas, contudo, os meninos apresentaram maior predisposição à caminhada e utilização da bicicleta em relação às meninas. Como justificativas positivas os inquiridos evidenciaram a ‘Proximidade casa-escola’ e ‘Diversão/prazer’ proporcionadas durante o trajeto e, a ‘distância’ e a ‘insegurança trânsito/geral’ como barreiras frente a possibilidade em realizar o percurso a pé ou de bicicleta para a escola.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61881
DOI10.5007/1980-0037.2019v21e55564
ISSN1415-8426
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980-00372019000100303&script=sci_arttext&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Souza 2019.pdf200,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID