Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61573

TítuloAdaptabilidade de carreira de estudantes de doutoramento
Outro(s) título(s)PhD students of career adaptability
Autor(es)Cabral, Bruna Viana
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveAdaptabilidade de carreira
Ensino superior
Estudantes de doutoramento
Career adaptability
Higher education
PhD students
Data2019
Resumo(s)O doutoramento constitui uma formação exigente do ponto de vista académico e psicossocial. Este estudo visa identificar perfis de adaptabilidade de carreira de estudantes de doutoramento de uma universidade no noroeste de Portugal. Participaram 113 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 23 e 65 anos, a frequentar diferentes anos e programas, que responderam à Escala de Adaptabilidade de Carreira em formato eletrónico. Através da análise de cluster, identificaram-se três perfis de adaptabilidade de carreira: Adaptabilidade Elevada em fase Final – Confiança com Baixa Preocupação, Adaptabilidade Mais Elevada em fase Inicial – Confiança com Baixa Preocupação, e Adaptabilidade Menos Elevada na Fase Intermédia - Preocupação com Baixa Curiosidade. O ano de doutoramento, confiança e a curiosidade, foram as variáveis de maior poder discriminativo dos perfis. Os resultados indicam que os novos estudantes de doutoramento apresentam adaptabilidade de carreira mais elevada em relação aos demais. E que os estudantes em fase inicial e final evidenciam maior nível de confiança e, os em fase intermédia, maior nível de preocupação. A confiança e o controlo são competências mais utilizadas do que a preocupação e a curiosidade. São importantes intervenções de carreira nas instituições universitárias.
PhD is an academically and psychosocially demanding training program. This study aims to identify career adaptability profiles of doctoral students from a university in the northwest of Portugal. A hundred and thirteen students of both sexes, ages 23-65, attending different years and programs, responded to the Career Adaptability Scale in electronic form. Through cluster analysis, we identified three career adaptability profiles: High Adaptability in Final Phase - Confidence with Low Concern, Higher Adaptability in the Initial Phase - Confidence with Low Concern, and Less High Adaptability in the Intermediate Phase - Concern with Low Curiosity. The year of doctorate, Confidence and Curiosity, were the variables of greater discriminative power of the profiles. The results indicate that the new doctoral students present higher career adaptability in relation to the others. Moreover, those students in the initial and final stages show a higher level of confidence and, in the intermediate stage, a higher level of concern. Confidence and control are more commonly used skills than concern and curiosity. It is important to develop career interventions in university institutions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61573
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_Dissertação_Bruna_Cabral.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID