Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61224
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rosilene Gonçalves | por |
dc.contributor.author | Martins, Cristina Araújo | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T14:43:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T14:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Silva, R.F.G., Martins, C. & Carvalho, G.S. (2019). Desafios para o atendimento educacional da criança hospitalizada. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.24 | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-59-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61224 | - |
dc.description.abstract | A criança hospitalizada tem, normalmente, seu processo de escolarização interrompido, pois os cuidados com os aspetos físicos e biológicos ocupa a centralidade no tratamento e na recuperação da saúde, todavia, quando esta participa de atividades educativas no hospital, tem a oportunidade de continuar estudando e se desenvolvendo social e cognitivamente, possibilitando a manutençao das aprendizagens escolares. O estudo objetiva apresentar um quadro teórico sobre o atendimento educacional hospitalar e suas repercussões na vida da criança hospitalizada. Caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de revisão da literatura, utilizando artigos coletados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online - Scielo e B-On, além de livros e documentos de referência na área. Os resultados demonstram que as crianças que participam de ações educativas no hospital mantém o vínculo com a escola de origem, pelo acompanhamento curricular do ano em que estão inseridas; constroem conhecimentos e aprendizagens significativas; ampliam as relações sociais no contexto hospitalar e reduzem a ansiedade inerente à hospitalização. Além disso, as atividades educacionais possibilitam um espaço de diálogo e de respeito à linguagem simbólica da criança; promovem uma atenção mais humanizada no cuidado à saúde e incentivam o retorno e à reintegração na escola de origem, após a alta hospitalar. Assim, a hospitalização parece não significar perda do vínculo escolar, mas antes a oportunidade das crianças continuarem vivenciando experiências pedagógicas que as possibilitam serem sujeitos de seu processo de aprendizagem e de recuperação de sua saúde. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | por |
dc.subject | Classe hospitalar | por |
dc.subject | Saúde Infantil | por |
dc.subject | Criança Hospitalizada | por |
dc.title | Desafios para o atendimento educacional da criança hospitalizada | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 24 | por |
oaire.citationEndPage | 24 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IV-JEC_CriancaHospit_24.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons