Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60514

TítuloColaboração em inovação e concorrência
Autor(es)Duarte, Maria Jorge Lira
Orientador(es)Faria, Ana Paula
Palavras-chaveAtividades de inovação
Colaboração em inovação
Tipos de parceiros de colaboração
Concorrência
Determinantes
Innovation activities
R&D cooperation
Types of cooperation partners
Competition
Determinants
Data2019
Resumo(s)A crescente instabilidade do ambiente competitivo, com ciclos de produto e tecnológicos mais curtos, forçou as empresas a reconsiderar sua estratégia de inovação, a fim de ampliar sua base tecnológica. A crescente complexidade dos processos de conhecimento leva as empresas a irem além das suas próprias fronteiras do conhecimento e capacidades, a fim de complementarem as suas próprias capacidades. Neste contexto, a colaboração ganhou um papel importante no processo de inovação no nível da empresa, uma vez que as atividades de colaboração em inovação são consideradas um meio eficiente para a organização industrial de processos complexos de I&D e inovação. Contribuímos para a literatura sobre colaboração em atividades de inovação que procura identificar as características que influenciam a escolha da colaboração com dados provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação em Portugal. Aplicamos um modelo de seleção probit para explicar a decisão da empresa de colaborar (ou não) e o tipo de colaboração Além de um conjunto de características específicas à empresa, analisamos também o efeito da concorrência e da intensidade tecnológica do setor de atividade da empresa. Os nossos resultados mostram que as empresas mais inovadoras, de maior dimensão, com maiores vendas e que recebem apoios financeiros à inovação, que operam em setores de maior intensidade tecnológica tendem a fazer colaboração. Além disso, também descobrimos que um aumento na concentração de mercado provoca um aumento na probabilidade de colaborar.
The growing instability of the competitive environment, with shorter product and technological cycles, has forced companies to reconsider their innovation strategy in order to broaden their technological base. The increasing complexity of processes knowledge leads companies to move beyond their own frontiers of knowledge and skills to complement their own capabilities. In this context, collaboration has gained an important role in the innovation process at the company level, since collaboration activities in innovation are considered an efficient mean for the industrial organization of complex processes of R&D and innovation. It was contributed to the literature on collaboration in innovation activities that seeks to identify the characteristics that influence the choice of collaboration with data provided from the Community Innovation Survey in Portugal. It was applied a probit selection model to explain the company's decision to cooperate (or not) and the type of collaboration. In addition to a set of characteristics specific to the company, it was also analyzed the effect of competition and the technological intensity of the company's activity sector. The results show that the most innovative and larger companies with higher sales and receiving financial support for innovation, which operate in sectors of greater technological intensity, tend to collaborate. In addition, we also found that an increase in the market concentration causes an increase in the probability of collaborating.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60514
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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