Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60485

TítuloDesenvolvimento e implementação de um sistema de custeio numa empresa de mobiliário
Autor(es)Rodrigues, Hélder César Mendes Abreu
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveGestão de custos
Sistemas de custeio
Indústria de mobiliário
Investigação-ação
Cost management
Costing systems
Furniture industry
Research-action
Data2019
Resumo(s)No contexto atual, as Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais e, particularmente, as empresas da indústria de mobiliário, vivenciam um significativo aumento da competitividade, complexidade dos seus processos produtivos e inovação tecnológica. Para fazer face a estas exigências, as empresas devem contar com práticas de gestão que lhes permitam obter vantagens competitivas, destacar-se perante as outras empresas e compreender o seu processo produtivo e respetivos custos de produção. Com a presente dissertação, pretendeu-se desenvolver um modelo de custeio que permita calcular e analisar os custos de transformação e de produção de uma empresa de mobiliário de cozinha. Deste modo, foi desenvolvido um sistema de custeio que permite determinar os vários custos associados aos objetos de custo. Considerando estes custos e os valores de venda dos vários objetos de custo apuraram-se as margens de cada um deles. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto de investigação em ambiente empresarial, através da metodologia Investigação-Ação, que decorreu durante o ano de 2018 e incidiu na perceção e estudo das etapas de produção, análise das atividades e custeio das mesmas, passando posteriormente pelo estudo do consumo das atividades pelos objetos de custo. Como resultado final foi obtido um sistema de custeio melhorado, mais rigoroso e que suporta mais adequadamente a tomada de decisão. O sistema de custeio desenvolvido permitiu também identificar as áreas da empresa nas quais devem ser aplicadas melhorias de forma a otimizar a utilização dos recursos e das atividades envolvidas, diminuindo os custos de produção e consequentemente aumentando a competitividade da empresa. Relativamente aos serviços de subcontratação mais requisitados pela empresa detetou-se que será mais vantajoso subcontratar serviços de envernizamento cujos aumentos de preço em relação aos preços internos rondam 17% ao invés de contratar os serviços de lacagem, cujo incremento de preço pode ascender a 45% de acréscimo do valor.
In the current context, the small and medium-sized enterprises (SME) and, above all, those of the furniture industry, experience an increase in competitiveness, complexity of their production processes and technological innovation. To meet these requirements, companies must rely on management practices that allow them to obtain competitive advantage, stand out from other companies and understand their production process and production costs. With this dissertation, it was intended to develop a costing model that allows to calculate and analyze the accumulated conversion costs. In this way, it was developed a costing system that allows to establish all the costs associated to cost unit. The results of the implemented model were then compared with a selling price of each cost unit in order to have a perception of the margins associated to each of it, and working towards the uniformization of those margins. For this purpose, the methodology was implemented in a business environment, through Action-Research, during the year 2018. It focused on the perception and study of the production stages, activities and their costs and cost object´s consumption of each activity. The improved costing system obtained as a result is more rigorous and favors the decision-making process. This system also allowed the identification of those areas in the company where improvements should be applied in order to optimize its utilization rate, lowering the production costs and, therefore, increasing the company's competitiveness. Regarding the subcontracted services most requested by the company, it was found that it is more advantageous to subcontract varnish services whose prices´ increase compared to internal prices are around 17%, instead of hiring lacquering services whose prices´ increase 45%.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60485
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helder Cesar Mendes Abreu Rodrigues.pdfDissertação de Mestrado2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID