Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60308

TítuloA importância de programas de competências parentais para a reunificação familiar de crianças em acolhimento residencial
Autor(es)Costa, Liliana Raquel Abreu
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveAcolhimento residencial
Competências parentais
Reunificação familiar
Residential care
Parental skills training programs
Family reunification
Data2019
Resumo(s)A família é fundamental no desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Porém, por vezes não tem as condições materiais, sociais e/ou afetivas para o adequado acompanhamento e desenvolvimento dos seus filhos. Quando tal acontece, e para a salvaguarda dos direitos das crianças, estas são retiradas temporariamente das suas famílias e colocadas em centros de acolhimento residencial, conforme prevê a Lei portuguesa de Proteção de Crianças e Jovens. Uma vez identificados os motivos da retirada, percebendo que as famílias apresentam falta de apoios económicos e/ou sociais, falta de redes de suporte na comunidade e/ou relações negligenciadas devido à falta de informação e de competências parentais torna-se importante criar condições junto das famílias para proporcionar a reunificação familiar. O estudo realizado centra-se na importância dos programas de competências parentais para a reunificação familiar de crianças em acolhimento residencial e no questionamento sobre o seu impacto para a reunificação familiar que se perspetiva. Os objetivos desta investigação passam por compreender a importância dos programas de competências parentais na reunificação familiar de crianças em acolhimento residencial; identificar as competências parentais fundamentais ao exercício das responsabilidades parentais; analisar programas de formação de desenvolvimento de competências parentais com vista à reunificação familiar. Através de uma metodologia de natureza qualitativa e do método de análise documental fez-se a análise de conteúdo de três programas de formação em competências parentais para pais/cuidadores de crianças em acolhimento residencial. Combinando a revisão de literatura com análise de três programas de competências parentais a investigação mostra-nos que, independentemente do local onde o programa possa ser aplicado, terá sempre os seus efeitos positivos se ajustado às necessidades de cada família, uma vez que ser mãe ou pai é algo que se aprende.
The family is fundamental in the biopsychosocial development of children. However, sometimes they do not have the material, social and/or affective conditions for the adequate accompaniment and development of their children. When this happens, and for the protection of children's rights, they are temporarily removed from their families and placed in residential care centers, as provided for in the Portuguese Law on the Protection of Children and Young People. Once the reasons for withdrawal have been identified, families are experiencing a lack of economic and/or social support, a lack of community support networks and/or neglected relationships due to lack of information and parental skills families to provide for family reunification. The study focuses on the importance of parental competency programs for the family reunification of children in residential care and on the questioning of the impact that is expected. The objectives of this research are to understand the importance of parental competency programs in the family reunification of children in residential care; identify parental responsibilities that are fundamental to the exercise of parental responsibilities; explore how parental skills can be developed; to analyze training programs to develop parental skills for family reunification. Through a methodology of qualitative nature and the method of documentary analysis, the content analysis of three training programs in parental competencies was carried out with the objective of family reunification for parents or caregivers of children in residential care. Combining the literature review with the analysis of the three parental competency training programs, research shows us that regardless of where the program can be applied, it will always have its positive effects (if adjusted to the needs of each family), since being a mother or a parent is something you learn.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60308
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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