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https://hdl.handle.net/1822/59806
Título: | Empoderamento político dos cidadãos |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Empoderamento Cidadãos Escolarização Meta educativa |
Data: | Mar-2019 |
Revista: | Educação em Revista |
Citação: | Barbosa, M.G. (2019). Empoderamento político dos cidadãos. Educação em Revista, 35: 1-20. |
Resumo(s): | O presente artigo, a partir de uma análise interpretativa dos
processos de economização, de despolitização e de consequente
estreitamento das finalidades da educação nas sociedades mais avançadas
em termos de neoliberalização, tem como objetivo resgatar a necessidade
de empoderamento político dos cidadãos através da escolarização em
ordem a reagir a esses processos e ao modo desajustado como encaram
a resolução de muitos problemas contemporâneos. Na sua estrutura
organizativa contempla-se a análise da erosão do homo politicus sob o
efeito da neoliberalização, o reducionismo das metas da educação, o
empoderamento como telos da escolarização e algumas pautas curriculares
que se afiguram necessárias a esse empoderamento a partir da instituição
escolar, não esquecendo de equacionar, nos termos da metodologia analíticointerpretativa,
tanto as possibilidades como as dificuldades que se colocam
ao efetivo fortalecimento do poder dos cidadãos nos sistemas educativos,
hoje sob forte pressão de agentes políticos internacionais neoliberais. This article is based on an interpretative analysis of the processes of economization, depoliticization and consequent education’s goals narrowing in the most advanced societies in terms of neoliberalization. It aims to rescue the need for political empowerment of citizens through schooling, in order to react to those processes and to the misadjusted way they face the resolution of many contemporary problems. Its organizational structure includes the analysis of the erosion of homo politicus under the effect of neoliberalization, the reductionism of the education goals, the empowerment as telos of schooling and some curricular guidelines that seem necessary to that empowerment from the school institution. Not forgetting to ponder, within the terms of the analytic-interpretative methodology, both the possibilities and the difficulties that are placed to the effective strengthening of the power of citizens in educational systems, that are nowadays under a strong pressure from neoliberal international political agents. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59806 |
DOI: | 10.1590/0102-4698208794 |
ISSN: | 0102-4698 |
e-ISSN: | 1982-6621 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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