Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59755
Título: | Compreender e desenvolver o espaço aberto como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: o papel da supervisão |
Outro(s) título(s): | Understanding and developing open space as a means of additional training of future athletes of high competition: the role of supervision |
Autor(es): | Rios, Ana Rita Ferreira |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Supervisão na formação Formação Desenvolvimento profissional Educação não formal Training supervion Training Profissional development Non-formal education |
Data: | 18-Mar-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, intitulado Compreender e desenvolver o Espaço Aberto
como meio de formação complementar de futuros atletas de alta competição: O papel da
supervisão, é resultado de um projeto de intervenção/ investigação, no âmbito do Mestrado em
Educação – área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação.
O estágio foi desenvolvido no Espaço Aberto, um espaço de educação não formal que está
associado ao projeto Dragon Force – Futebol Clube do Porto.
Foi elaborada uma intervenção educativa e para tal foram investigadas, junto dos
profissionais dos diferentes departamentos da escola Dragon Force, quais as necessidades de
formação dos atletas através da técnica Delphi, inquérito por questionário aos atletas e observação
participativa. Sendo que este projeto incidiu na Supervisão na Formação, para esta intervenção
educativa foram elaboradas estratégias de supervisão adequadas ao contexto. Para a
implementação das atividades e uso das estratégias de supervisão, auto supervisão e supervisão
de pares foi possível a colaboração de outros profissionais do projeto Dragon Force.
Destaca-se a ideia de que este é um trabalho diferente onde se desenvolveram ações
educativas e estratégias de supervisão no contexto de educação não formal. This professional practice report entitled Understanding and developing Open Space as a mean of additional training of future athletes of high competition: The role of supervision is the result of an intervention project/ research, under the Master in Education - specialization in Mediation and Supervision of Professional Development. The stage was developed in the Open Space, a non-formal education space that is associated with the Dragon Force project - FC Porto. An educational intervention was developed and for that were investigated among professionals of different departments of the Dragon Force School which were the training needs of athletes, using the Delphi Technique, inquiry by questionnaire and participant observation. Being that this project focused on supervision in training, for this educational intervention were drawn up strategies of supervision appropriate to the context. This project focused on the Supervision of Professional Development and for this educational intervention were prepared appropriate supervisory strategies to the context. For the implementation of activities and use of supervision strategies, self-supervision and peer supervision was possible collaboration with other Dragon Force professionals. There is the idea that this is a different stage where were developed educational activities and supervision strategies in non-formal education context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59755 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo: