Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/59617

TitleO papel da mediação como promotora de mais cidadania na valorização de crianças e jovens institucionalizados
Other titlesThe role of mediation as a promoter of more citizenship in the valorization of children and institutionalized young people
Author(s)Coutinho, Ana Helena Varela
Advisor(s)Viana, Isabel Carvalho
KeywordsMediação socioeducativa
Crianças e jovens
Cidadania ativa
Socio-educational mediation
Children and youth
Active citizenship
Issue date2019
Abstract(s)Este Projeto foi desenvolvido ao longo de nove meses, num lar de acolhimento de crianças e jovens, no distrito de Viana do Castelo. Foi realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação e teve como locus principal de investigação-intervenção compreender as potencialidades da mediação como promotora de mais cidadania, em contexto de acolhimento de crianças e jovens. Procurou, através da mediação, trabalhar a prevenção de comportamentos geradores de violência física e psicológica, valorizando a gestão positiva das emoções e a resolução positiva dos conflitos. Por outro lado, ambicionou proporcionar, na comunidade, espaços geradores de diálogo construtivo e inclusivo, de forma a superar tensões diárias vividas pelas crianças e jovens, ao mesmo tempo que procurou promover o entendimento entre uns e outros, valorizando o espaço pessoal e o espaço público. Ainda, o Projeto visou, sempre que possível, discutir princípios construtivistas, nomeadamente no que se refere à escuta ativa, aos interesses e necessidades dos jovens e ao contexto em que vivem e viveram antes da entrada para a instituição. A intervenção foi configurada por pressupostos de investigação-ação e os processos e atividades utilizadas na dinâmica de desenvolvimento do Projeto foram monitorizadas e avaliadas, assumindo-se o diário como elemento predominante no processo de monitorização. Os resultados evidenciaram que a Mediação assume um papel essencial na valorização das pessoas e no desenvolvimento das suas competências sociais, ao mesmo tempo que facilita o seu empoderamento. Foi através de uma proposta mais cidadania, explorada e ampliada numa intervenção pela mediação, que se afirmou um maior sentido de autonomia e de responsabilidade das jovens.
This project was developed over a period of nine months in a shelter for children and young people in the district of Viana do Castelo. It was carried out within the scope of the Master's Degree in Education, in the area of specialization in Educational Mediation and Supervision of Professional Development and had as main locus of investigation-intervention to understand the potential of mediation as a promoter of more citizenship, in the context of receiving children and young people. Through mediation, he sought to work on the prevention of behaviours that generate physical and psychological violence, valuing the positive management of emotions and the positive resolution of conflicts. On the other hand, it aimed to provide, in the community, spaces generating constructive and inclusive dialogue, in order to overcome daily tensions experienced by children and young people, at the same time as it sought to promote understanding between one and the other, valuing personal space and space public. The Project also aimed, whenever possible, to discuss constructivist principles, especially regarding active listening, interests and needs of the young people and the context in which they live and lived before they entered the institution. The intervention was configured by action-research assumptions and the processes and activities used in the project's development dynamics were monitored and evaluated, and the diary was assumed as a predominant element in the monitoring process. The results showed that Mediation plays an essential role in valuing people and developing their social skills, while facilitating their empowerment. It was through a proposal more citizenship, explored and amplified in an intervention through mediation, that a greater sense of autonomy and responsibility of the young people was affirmed.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59617
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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