Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59617

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Isabel Carvalhopor
dc.contributor.authorCoutinho, Ana Helena Varelapor
dc.date.accessioned2019-03-22T15:00:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59617-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractEste Projeto foi desenvolvido ao longo de nove meses, num lar de acolhimento de crianças e jovens, no distrito de Viana do Castelo. Foi realizado no âmbito do estágio do Mestrado em Educação, na área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação e teve como locus principal de investigação-intervenção compreender as potencialidades da mediação como promotora de mais cidadania, em contexto de acolhimento de crianças e jovens. Procurou, através da mediação, trabalhar a prevenção de comportamentos geradores de violência física e psicológica, valorizando a gestão positiva das emoções e a resolução positiva dos conflitos. Por outro lado, ambicionou proporcionar, na comunidade, espaços geradores de diálogo construtivo e inclusivo, de forma a superar tensões diárias vividas pelas crianças e jovens, ao mesmo tempo que procurou promover o entendimento entre uns e outros, valorizando o espaço pessoal e o espaço público. Ainda, o Projeto visou, sempre que possível, discutir princípios construtivistas, nomeadamente no que se refere à escuta ativa, aos interesses e necessidades dos jovens e ao contexto em que vivem e viveram antes da entrada para a instituição. A intervenção foi configurada por pressupostos de investigação-ação e os processos e atividades utilizadas na dinâmica de desenvolvimento do Projeto foram monitorizadas e avaliadas, assumindo-se o diário como elemento predominante no processo de monitorização. Os resultados evidenciaram que a Mediação assume um papel essencial na valorização das pessoas e no desenvolvimento das suas competências sociais, ao mesmo tempo que facilita o seu empoderamento. Foi através de uma proposta mais cidadania, explorada e ampliada numa intervenção pela mediação, que se afirmou um maior sentido de autonomia e de responsabilidade das jovens.por
dc.description.abstractThis project was developed over a period of nine months in a shelter for children and young people in the district of Viana do Castelo. It was carried out within the scope of the Master's Degree in Education, in the area of specialization in Educational Mediation and Supervision of Professional Development and had as main locus of investigation-intervention to understand the potential of mediation as a promoter of more citizenship, in the context of receiving children and young people. Through mediation, he sought to work on the prevention of behaviours that generate physical and psychological violence, valuing the positive management of emotions and the positive resolution of conflicts. On the other hand, it aimed to provide, in the community, spaces generating constructive and inclusive dialogue, in order to overcome daily tensions experienced by children and young people, at the same time as it sought to promote understanding between one and the other, valuing personal space and space public. The Project also aimed, whenever possible, to discuss constructivist principles, especially regarding active listening, interests and needs of the young people and the context in which they live and lived before they entered the institution. The intervention was configured by action-research assumptions and the processes and activities used in the project's development dynamics were monitored and evaluated, and the diary was assumed as a predominant element in the monitoring process. The results showed that Mediation plays an essential role in valuing people and developing their social skills, while facilitating their empowerment. It was through a proposal more citizenship, explored and amplified in an intervention through mediation, that a greater sense of autonomy and responsibility of the young people was affirmed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMediação socioeducativapor
dc.subjectCrianças e jovenspor
dc.subjectCidadania ativapor
dc.subjectSocio-educational mediationpor
dc.subjectChildren and youthpor
dc.subjectActive citizenshippor
dc.titleO papel da mediação como promotora de mais cidadania na valorização de crianças e jovens institucionalizadospor
dc.title.alternativeThe role of mediation as a promoter of more citizenship in the valorization of children and institutionalized young peoplepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202190013por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Helena Varela Coutinho.pdf
Acesso restrito!
6,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID