Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59501

TítuloO ensino na nuvem como forma de melhorar a organização, autonomia e responsabilidade dos alunos no ensino profissional
Outro(s) título(s)Teaching in the cloud as a way to improve student’s organization, autonomy and responsibility in vocational education
Autor(es)Gonçalves, Ivo Octávio Moreda
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveEnsino
Informática
B-learning
Computação na nuvem
Teaching
Computer science
Cloud computing
Data2019
Resumo(s)O presente relatório documenta a intervenção pedagógica supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. Esta decorreu em dois eixos principais, intervenção pedagógica em sala de aula, e investigação das práticas dos docentes da instituição. A intervenção realizada no módulo de Montagem de PC, da disciplina de Automação e Computadores, do curso de Eletrónica, Automação e Computadores, visou aplicar modelos de blended learning, apoiados na computação na nuvem, dentro da sala de aula, e perceber os efeitos da sua utilização na autonomia, responsabilidade e organização dos alunos. A investigação desenvolvida fora da sala procurou identificar, como os docentes da instituição utilizam a nuvem, e divulgar práticas relevantes. Os dados recolhidos permitem confirmar uma melhoria dos níveis de organização, autonomia e responsabilidade dos alunos, utilizando este método de ensino, e docentes com capacidade para o aplicar.
This report documents the supervised pedagogic intervention carried out at Latino Coelho School Cluster, within the scope of the Computer Science Teaching Masters at Minho University. It was held in two main axes, pedagogic intervention in the classroom, and investigation of the institution’s teachers practices. The intervention that took place in the PC Assembly module, of the Automation and Computers discipline, from the Electronic, Automation and Computers course, aimed to apply blended learning models, supported by cloud computing, inside the classroom, and understand the effects of its use on the student’s autonomy, responsibility and organization. The investigation taken outside the classroom looked to identify, how the institution’s teachers use the cloud, and spread relevant practices. The data collected allow to confirm an improvement in the student’s organization, autonomy and responsibility levels, using this method of teaching, and teachers with the ability to apply it.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59501
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivo Octávio Moreda Gonçalves.pdf9,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID