Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59501

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOsório, António Josépor
dc.contributor.authorGonçalves, Ivo Octávio Moredapor
dc.date.accessioned2019-03-15T10:57:20Z-
dc.date.available2019-03-15T10:57:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59501-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informáticapor
dc.description.abstractO presente relatório documenta a intervenção pedagógica supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. Esta decorreu em dois eixos principais, intervenção pedagógica em sala de aula, e investigação das práticas dos docentes da instituição. A intervenção realizada no módulo de Montagem de PC, da disciplina de Automação e Computadores, do curso de Eletrónica, Automação e Computadores, visou aplicar modelos de blended learning, apoiados na computação na nuvem, dentro da sala de aula, e perceber os efeitos da sua utilização na autonomia, responsabilidade e organização dos alunos. A investigação desenvolvida fora da sala procurou identificar, como os docentes da instituição utilizam a nuvem, e divulgar práticas relevantes. Os dados recolhidos permitem confirmar uma melhoria dos níveis de organização, autonomia e responsabilidade dos alunos, utilizando este método de ensino, e docentes com capacidade para o aplicar.por
dc.description.abstractThis report documents the supervised pedagogic intervention carried out at Latino Coelho School Cluster, within the scope of the Computer Science Teaching Masters at Minho University. It was held in two main axes, pedagogic intervention in the classroom, and investigation of the institution’s teachers practices. The intervention that took place in the PC Assembly module, of the Automation and Computers discipline, from the Electronic, Automation and Computers course, aimed to apply blended learning models, supported by cloud computing, inside the classroom, and understand the effects of its use on the student’s autonomy, responsibility and organization. The investigation taken outside the classroom looked to identify, how the institution’s teachers use the cloud, and spread relevant practices. The data collected allow to confirm an improvement in the student’s organization, autonomy and responsibility levels, using this method of teaching, and teachers with the ability to apply it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectB-learningpor
dc.subjectComputação na nuvempor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectComputer sciencepor
dc.subjectCloud computingpor
dc.titleO ensino na nuvem como forma de melhorar a organização, autonomia e responsabilidade dos alunos no ensino profissionalpor
dc.title.alternativeTeaching in the cloud as a way to improve student’s organization, autonomy and responsibility in vocational educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202190129por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivo Octávio Moreda Gonçalves.pdf9,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID