Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58814

TítuloComunicação das marcas de calçado portuguesas: estudo de caso
Autor(es)Leite, Maria João Sousa
Orientador(es)Guedes, Maria da Graça
Vasconcelos, Rosa
Palavras-chaveComunicação de moda
Marcas de moda
Estratégias de comunicação
Fashion communication
Fashion brands
Communication strategies
Data2018
Resumo(s)A presente investigação debruça-se sobre o contributo da comunicação para a sobrevivência de uma marca de moda no mercado, mais especificamente no sector do calçado português. Neste estudo pretende-se avaliar as estratégias de comunicação utilizadas por várias marcas portuguesas e desenvolver propostas que maximizem impacto das mesmas. A comunicação e o marketing da marca são essenciais para informar os consumidores da existência dos produtos e consequentemente incitar a sua aquisição. Contudo, estes são complexos pois permanecem em constante mudança, influenciados pelo mercado, sendo imprescindível um investimento forte e contínuo nas suas acções. Além disso, a oferta a nível de produtos é cada vez maior, sendo necessário as marcas diferenciarem-se umas das outras, levando o consumidor a optar por A em vez de B, respondendo às suas exigências cada vez mais a nível emocional do que funcional, através de mensagens fortes que estabelecem laços emocionais. Assim, é essencial o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing por parte das marcas que lhes permitam enfrentar o mercado de modo a permanecer nele de forma sustentável.
This research focuses on the contribution of communication to the survival of a fashion brand in the market, more specifically in the Portuguese footwear sector. This study intends to evaluate the communication strategies used by several Portuguese brands and to develop proposals that maximize their impact. Brand communication and marketing are essential to inform consumers of the existence of the products and consequently encourage their acquisition. However, these are complex because they remain constantly changing, influenced by the market, and a strong and continuous investment in their actions is essential. In addition, product supply is increasing, with brands needing to differentiate from each other, leading consumers to choose A rather than B, responding to their demands more and more emotionally than functional , through strong messages that establish emotional bonds. Thus, it is essential the development of communication and marketing strategies by the brands that allow them to face the market in order to stay in it in a sustainable way.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58814
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Maria+João+Sousa+Leite_2018.pdf735,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID