Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58382
Título: | (Re)Pensar a cultura e a formação em contexto de trabalho: tendências, perspectivas e possibilidades de articulação |
Outro(s) título(s): | (Re)thinking culture and education within the work context: trends, perspectives and possibilities of articulation |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | cultura organizacional abordagens simbólicas formação profissional formação no local de trabalho formação experiencial sociologia das organizações organizational culture symbolic approaches professional education workplace education experiential education sociology of organizations |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Revista: | Sociologias |
Resumo(s): | Contrariando as tendências mais recentes que teimam em estabelecer relações lineares e unidireccionais entre as problemáticas da cultura e da formação em contexto de trabalho, propomos neste artigo um raciocínio invertido assente na discussão das mútuas imbricações entre estes dois campos do saber, designadamente a problematização das múltiplas formas e processos de formação por referência às especificidades culturais e simbólicas das organizações de trabalho. Para ilustrar a pertinência desta proposta recorremos a um conjunto de dados empíricos que recolhemos num dos seis estudos de caso desenvolvidos no âmbito de um projecto de investigação transnacional, submetendo este corpus empírico a uma análise interpretativa e a um confronto com as nossas hipóteses teóricas. Contrary to the latest trends, which insist on establishing linear and unidirectional relationships between the problematics of culture and workplace education, this work proposes an inverted reasoning based on the discussion of mutual imbrications between these two fields of knowledge, namely, the problematization of the multiple education forms and procedures with reference to the cultural and symbolic specificities of the organizations of work. To illustrate the relevance of this proposal, the author employs a set of empirical data collected in one of the six case studies developed as part of a transnational research project, subjecting this empirical corpus to an interpretative analysis and a confrontation with his own theoretical assumptions. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/58382 |
DOI: | 10.1590/S1517-45222008000100009 |
ISSN: | 1517-4522 |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222008000100009 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a09n19.pdf | 259,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |