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Título(Re)Pensar a cultura e a formação em contexto de trabalho: tendências, perspectivas e possibilidades de articulação
Outro(s) título(s)(Re)thinking culture and education within the work context: trends, perspectives and possibilities of articulation
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chavecultura organizacional
abordagens simbólicas
formação profissional
formação no local de trabalho
formação experiencial
sociologia das organizações
organizational culture
symbolic approaches
professional education
workplace education
experiential education
sociology of organizations
Data2008
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaSociologias
Resumo(s)Contrariando as tendências mais recentes que teimam em estabelecer relações lineares e unidireccionais entre as problemáticas da cultura e da formação em contexto de trabalho, propomos neste artigo um raciocínio invertido assente na discussão das mútuas imbricações entre estes dois campos do saber, designadamente a problematização das múltiplas formas e processos de formação por referência às especificidades culturais e simbólicas das organizações de trabalho. Para ilustrar a pertinência desta proposta recorremos a um conjunto de dados empíricos que recolhemos num dos seis estudos de caso desenvolvidos no âmbito de um projecto de investigação transnacional, submetendo este corpus empírico a uma análise interpretativa e a um confronto com as nossas hipóteses teóricas.
Contrary to the latest trends, which insist on establishing linear and unidirectional relationships between the problematics of culture and workplace education, this work proposes an inverted reasoning based on the discussion of mutual imbrications between these two fields of knowledge, namely, the problematization of the multiple education forms and procedures with reference to the cultural and symbolic specificities of the organizations of work. To illustrate the relevance of this proposal, the author employs a set of empirical data collected in one of the six case studies developed as part of a transnational research project, subjecting this empirical corpus to an interpretative analysis and a confrontation with his own theoretical assumptions.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58382
DOI10.1590/S1517-45222008000100009
ISSN1517-4522
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222008000100009
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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