Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57456
Título: | Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development |
Autor(es): | Gonçalves, Bruno Miguel F. Osório, António José |
Palavras-chave: | Connectivism Information and Communication Technologies (ICT) Massive Open Online Courses (MOOC) Teaching-learning process Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) Model Connectivismo Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) Processo de ensino-aprendizagem Modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge |
Data: | 13-Out-2018 |
Editora: | Laboratório de Educação a Distância e Elearning |
Revista: | RE@D - Revista de Educação a Distancia e Elearning |
Citação: | Gonçalves, B. M. F., & Osório, A. J. (2018). Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, 1(1), 52-63. |
Resumo(s): | Although the integration of ICT in education is currently on the agenda of educational
institutions, it may be difficult to understand the technological progress and the
networked society uniquely based on existing learning theories. As a kind of answer to
this need, the notion of connectivism has emerged. Connectivism deals with knowledge
as something distributed in a network of connections. Considering Massive Open Online
Courses (MOOC) as an expression of connectivism, this research attempts to study
MOOC as a way to understand the process of professional development of teachers in a
connectivist environment. This research adopted Technological Pedagogical and Content
Knowledge (TPACK) as a theoretical referential to examine in detail, the process of
professional development of teachers in the MOOC context. Through an in-depth study
of this process, it was intended to identify the innovations to be introduced into the
operation of MOOC in view of improving the professional development of teachers. The
results of this research reveal that the process involved in the professional development
of teachers in MOOC is quite complex and therefore, determined by a variety of identified
dimensions. Embora a integração das TIC na educação esteja atualmente na agenda das instituições educativas, parece ser difícil o entendimento sobre o progresso tecnológico e a sociedade em rede, exclusivamente com base nas teorias de aprendizagem existentes. Como uma espécie de resposta a essa necessidade, surgiu a noção de conectivismo. O conectivismo lida com o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões. Considerando os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC) como a expressão mais generalizada do conectivismo, nesta pesquisa procura-se estudar o MOOC como uma forma de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista. Para a concretização desta pesquisa adotou-se como referencial teórico o modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge) para verificar detalhadamente o processo de desenvolvimento profissional de professores no contexto de MOOC. Através de um estudo aprofundado deste processo, pretendeu-se identificar 53 as inovações a serem introduzidas no funcionamento dos MOOC com vista a melhorar o desenvolvimento profissional dos professores. Os resultados desta pesquisa revelam que o processo de desenvolvimento profissional de professores através de MOOC é bastante complexo e envolve uma variedade de dimensões que determinam a sua concretização. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57456 |
DOI: | 10.34627/vol1issNúmero%201pp52-63 |
ISSN: | 2182-4967 |
Versão da editora: | https://journals.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/146 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional development.pdf | 500,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |