Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/57222

TitleOtimização do bouché e do trilo na trompa no ensino especializado de música
Other titlesOptimization the performnce of the stopped horn and the trill on the horn in music specialised education
Author(s)Fernandes, Pedro Miguel Pereira
Advisor(s)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
KeywordsTrompa
Bouché
Trilo
Manual de apoio
Horn
Stopped horn
Trill
Support handbook
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de Recrutamento M20 – Trompa, e M32 – Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objetivo a otimização do bouché e do trilo na trompa, no ensino especializado de música. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Manual de exercícios de apoio aos alunos, constituído por um conjunto de sete exercícios originais, organizados progressivamente de acordo com o grau de dificuldade, a serem praticados no âmbito do aquecimento, e desenhados para o desenvolvimento do bouché, trilo, resistência, afinação e timbre. A avaliação da Intervenção Pedagógica foi levada a cabo com recurso a inquéritos pósintervenção aos alunos, gravações, bem como reflexões a partir das grelhas de observação participante e não participante, tendo-se verificado a pertinência e aplicabilidade dos materiais desenvolvidos bem como a eficiência das estratégias adotadas.
The present report was done within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching of the University of Minho and it reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2016/2017, at the Music Conservatory Caloust Gulbekian in Braga, in the Recruitment Groups M20 – Horn and M32 – Vocal and/or Instrumental Groups; Orchestra; Chamber Music; Choir; Music Group Class. The aim of this project was to optimise the performance of the stopped horn and the trill on the horn in music specialised education.For this, it was carried out and applied a student support handbook which consists of seven original exercises, progressively organised according to their level of difficulty, to be practised during the warm up, and drawn for the development of the stopped horn, trill, strength, tuning and timbre. The assessment of the Pedagogical Intervention was carried out using student postintervention surveys, recordings and reflections on participant and non-participant observation grids, where it was verified the relevance and applicability of the materials developed, as well as the effectiveness of the straggles adopted.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57222
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Miguel Pereira Fernandes.pdf
  Restricted access
5,34 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID