Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57222

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.authorFernandes, Pedro Miguel Pereirapor
dc.date.accessioned2018-12-11T09:08:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57222-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2016/2017, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de Recrutamento M20 – Trompa, e M32 – Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto. A Intervenção Pedagógica teve como objetivo a otimização do bouché e do trilo na trompa, no ensino especializado de música. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Manual de exercícios de apoio aos alunos, constituído por um conjunto de sete exercícios originais, organizados progressivamente de acordo com o grau de dificuldade, a serem praticados no âmbito do aquecimento, e desenhados para o desenvolvimento do bouché, trilo, resistência, afinação e timbre. A avaliação da Intervenção Pedagógica foi levada a cabo com recurso a inquéritos pósintervenção aos alunos, gravações, bem como reflexões a partir das grelhas de observação participante e não participante, tendo-se verificado a pertinência e aplicabilidade dos materiais desenvolvidos bem como a eficiência das estratégias adotadas.por
dc.description.abstractThe present report was done within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching of the University of Minho and it reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2016/2017, at the Music Conservatory Caloust Gulbekian in Braga, in the Recruitment Groups M20 – Horn and M32 – Vocal and/or Instrumental Groups; Orchestra; Chamber Music; Choir; Music Group Class. The aim of this project was to optimise the performance of the stopped horn and the trill on the horn in music specialised education.For this, it was carried out and applied a student support handbook which consists of seven original exercises, progressively organised according to their level of difficulty, to be practised during the warm up, and drawn for the development of the stopped horn, trill, strength, tuning and timbre. The assessment of the Pedagogical Intervention was carried out using student postintervention surveys, recordings and reflections on participant and non-participant observation grids, where it was verified the relevance and applicability of the materials developed, as well as the effectiveness of the straggles adopted.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTrompapor
dc.subjectBouchépor
dc.subjectTrilopor
dc.subjectManual de apoiopor
dc.subjectHornpor
dc.subjectStopped hornpor
dc.subjectTrillpor
dc.subjectSupport handbookpor
dc.titleOtimização do bouché e do trilo na trompa no ensino especializado de músicapor
dc.title.alternativeOptimization the performnce of the stopped horn and the trill on the horn in music specialised educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202053067por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Miguel Pereira Fernandes.pdf
Acesso restrito!
5,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID