Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57095
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite, Laurinda | por |
dc.contributor.author | Dourado, Luís | por |
dc.contributor.author | Morgado, Sofia | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-30T08:52:15Z | - |
dc.date.available | 2018-11-30T08:52:15Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Leite, L., Dourado, L., & Morgado, S. (2018). Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: Desafios e formas de os superar. In A. F. Cachapuz, A. Shigunov Neto, & I. Fortunato (Org.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: O que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 235-256). São Paulo: Edições Hipótese. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-60127-00-9 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/57095 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, o conhecimento tem evoluído a um ritmo alucinante, pelo que as aprendizagens realizadas por qualquer profissional durante a sua formação inicial ficam rapidamente desatualizadas. Por isso, a formação inicial precisa, cada vez mais, de ser encarada como o início de um percurso formativo que deve ser contínuo e, por isso, ocorrer ao longo de toda a vida profissional. No entanto, esse percurso necessita de se adequar, permanentemente, a novas realidades sociais e culturais que, também elas, são objeto de evoluções constantes, de um modo especial nas sociedades científica e tecnologicamente avançadas. A profissão docente não é alheia a estas realidades, pelo que, por muito boa que seja a formação inicial facultada aos futuros docentes, é necessário que haja condições para uma formação contínua de professores que lhes faculte ferramentas, de natureza diversa, exigidas para responderem, de modo eficaz, aos desafios das novas realidades com que se vão deparando ao longo da sua carreira. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, UMinho, UID/CED/01661/2016 – através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação contínua | por |
dc.subject | Professores de ciências | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Formação contínua de professores de ciências, em Portugal: desafios e formas de os superar | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/ | por |
oaire.citationStartPage | 235 | por |
oaire.citationEndPage | 256 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paginas de FormProfCiencias.Hipotese - LL et al.pdf | 739,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |