Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56764
Título: | Results from interventions addressing social skills to reduce school bullying: a systematic review with meta-analysis |
Outro(s) título(s): | Resultados de intervenciones en habilidades sociales aplicadas a la reducción del acoso escolar: revisión sistemática con metaanálisis Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise |
Autor(es): | Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de Zequinão, Marcela Almeida Lizzi, Elisângela Aparecida da Silva Pereira, Beatriz Silva, Marta Angélica Iossi |
Palavras-chave: | Bullying Acoso escolar Social skills Intervention Meta-analysis Habilidades sociais Intervenção Metanálise Habilidades sociales Metaanálisis |
Data: | Jan-2018 |
Editora: | Sociedade Brasileira de Psicologia |
Revista: | Temas em Psicologia |
Citação: | Silva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinão, M, A., Lizzi, E. A. S., Pereira, B. O., Silva, M. A. I. (2018). Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise Temas em Psicologia. 26(1), 509-522. |
Resumo(s): | Bullying, a public health problem, affects social relationships, school performance and students’ health.
The objective of this literature review was to verify whether interventions addressing social skills reduce
victimization and/or aggression resulting from bullying. The following databases were consulted: LILACS,
PsycINFO, Scielo, SCOPUS and Web of Science. The random-effects model and DerSimonian-
Laird method were used. Six studies that met the inclusion criteria were selected, the methodological
quality of which was assessed using the Downs and Black scale. Results indicated that interventions
addressing social skills reduced bullying and victimization, however, at non-signifi cant levels. Interventions
addressing social skills may be more effective if developed together with other types of intervention
which may include a wide range of situations, contexts, as well as the different individuals involved
in the bullying incident, such as school staff and family. O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verifi car se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não signifi cativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais efi cazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família El Bullying o acoso escolar, considerado un problema de salud pública, afecta a las relaciones sociales, al desarrollo escolar y a la salud en general de niños y adolescentes. Esta revisión sistemática de literatura con metaanálisis tiene como objetivo comprobar si las intervenciones en habilidades sociales reducen la victimización y/o la agresión en los casos de acoso escolar. Se consultaron las bases de datos LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS y Web of Science. En el metaanáisis se empleó el modelo de efectos aleatórios y el modelo de DerSimonian-Laird. Se seleccionaron los seis estudios que corresponden a los critérios de exclusión cuya calidad metodológica fue evaluada en la escala de Downs y Black. Los resultados indicaron efectos positivos en las intervenciones pero a un nivel muy poco signifi cativo. Las intervenciones podrían ser más efi caces si se desarrollan en conjunto con otras que aporten variedad en cuanto a situaciones, contextos y sujetos implicados en el acoso escolar tales como el personal docente y la familia. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56764 |
DOI: | 10.9788/TP2018.1-20En |
ISSN: | 1413-389X |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2358-18832018000100509&script=sci_arttext |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Results from Interventions Addressing Social Skills.pdf | 659,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |